CulturaOsascoPolicialPolíticaSocial

Osasco inaugura Central de Penalidades de Medidas Alternativas

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, participou nesta segunda-feira, 26/09, da inauguração do Centro de Medidas Alternativas da Pena (CPMA), unidade de Osasco, vinculado à Coordenação de Reinserção Social e Cidadania da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, instalado na Avenida Dionísia Alves Barreto, 355, na Bela Vista. Por meio de parceria com o Estado, as instalações foram cedidas pela Prefeitura.

A Central prioriza serviços e ações voltadas à ressocialização de pessoas condenadas em cumprimento de pena cujo crime é menos perigoso e que, após julgamento, foram encaminhadas para prestar serviços à comunidade.

Na ocasião, o prefeito assinou o 4º Termo Aditivo para Celebração de Convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para implantação do Programa de Atendimento ao Egresso e Familiar, que visa auxiliar na reinserção social de indivíduos que passaram por situações de privação de liberdade, bem como seus familiares.

A solenidade de posse contou ainda com a participação do Coronel Nivaldo Cesar Restivo, Secretário de Estado de Administração Penitenciária (SAP), da coordenadora de Reinserção Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, e do Secretário Municipal de Assistência Social (SAS) em exercício, Daniel Mathias .

“Nossa administração gosta de boas parcerias em nome das pessoas. A entrega desse equipamento que aproxima quem precisa cumprir pena alternativa abre a possibilidade dessas pessoas não ficarem presas e poderem prestar serviços à comunidade. Nosso governo está à disposição para projetos futuros que possam ser construídos juntos”, comentou o prefeito.

Em outras parcerias recentes com o Estado, a Prefeitura garantiu para a cidade a Praça da Cidadania, no Portal D’Oeste, e a Fábrica da Cultura, no Jardim Rochdale.

Esta é a 90ª unidade de atendimento do programa de Reinserção Social no estado. Com o Centro de Osasco, os presos do município não precisarão mais se deslocar até o Complexo Judiciário da Barra Funda, na capital.

“Temos 20 mil pessoas que poderiam estar presas e não estão. Isso não dá a sensação de impunidade, pois esse equipamento avalia as competências das pessoas encaminhadas, verifica as necessidades locais, junto às organizações parceiras, e os presos vão pagar suas penas com serviços prestados à comunidade. Se avaliarmos todas as circunstâncias e todos os benefícios, chegamos à conclusão de que a relação custo-benefício é bastante favorável, seja para o condenado, seja para o município”, avalia Restivo.

De acordo com a coordenadora do programa, Carolina Maracajá, o Núcleo de Medidas e Penas Alternativas de Osasco atende cerca de 100 apenados que já prestam serviços em órgãos públicos ou instituições parceiras.

Representantes da juíza Élia Kinusita, entre outros, também compareceram ao evento; Ordem dos Advogados do Brasil (seção de Osasco); da Guarda Civil Municipal; e Carlos Eduardo R. Santos, diretor do Fórum Federal de Osasco.

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.