OsascoPolíticaSaúde

Osasco conta com tecnologia Nvidia para se transformar em cidade inteligente

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

A Nvidia foi a empresa escolhida para ajudar no projeto de tornar Osasco uma cidade inteligente. A Prefeitura adquiriu a solução da divisão Enterprise de baixa latência Nvidia Networking 100GbE Nvidia Spectrum e Nvidia Mellanox ConnectX-5 para comunicação entre seus Data Centers e, assim, conseguiu atender às novas demandas no ambiente computacional, sem comprometer a escalabilidade e o investimento público. Essa implementação também garantiu alta disponibilidade e performance para todos os sistemas legados da Prefeitura.

O Secretário Executivo de Inovação e Tecnologia do município de Osasco, Alex Soares de Oliveira, esclarece que “até o momento, a cidade conta com dois Data Centers interligados por canais 100GbE, que operam em redundância e alta disponibilidade com tecnologia Nvidia MLAG, que é utilizada estender a largura de banda de um único link para vários links e fornecer redundância em caso de falha de link, ou seja, gera maior acesso entre Data Centers e usuários, garantindo conexão e velocidade, mesmo em caso de falha em um Canal”.

As tecnologias permitiram implementar novos sistemas setoriais em áreas como saúde, educação, segurança e gestão

Segundo o secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Luciano Camandoni, a experiência com a Nvidia começou em 2018. “Hoje podemos dizer que a tecnologia oferecida foi a mais eficiente e flexível para decidirmos quando e como crescer com nossos recursos de processamento, armazenamento e memória, de acordo com nossas necessidades. Quando nos deparamos com o desafio de eliminar todos os gargalos de comunicação em nossa rede local e metropolitana e, ao mesmo tempo, atender a novas demandas, precisamos de um parceiro confiável como esta empresa. Além das questões técnicas, fundamentais para a decisão, a tecnologia se mostrou mais vantajosa economicamente para o município”.

Cada Data Center possui vários servidores e sistemas de armazenamento, todos interconectados por meio dos Canais 100GbE da Nvidia com Nvidia Spectrum e Nvidia Mellanox ConnectX-5.

Para complementar a aposta na infraestrutura de hardware da Nvidia, a prefeitura conta com as interfaces de rede inteligentes da empresa, cruciais para realizar o “off-load” de protocolos, ou seja, compartilhar o poder tecnológico em diferentes funções e tarefas, ajudando na comunicação entre armazenamento e servidores. Ainda nos data centers de Osasco, são utilizadas 40 estações de trabalho virtuais RTX (vWS) de alto desempenho na Nuvem – com processamento gráfico virtualizado em Nvidia vGPU que permite que pesquisadores e desenvolvedores da cidade tenham o desempenho máximo de várias unidades de hardware em diferentes dispositivos, como um caderno popular. As tecnologias possibilitaram a implementação de novos sistemas setoriais em áreas como saúde, educação, segurança e gestão.

Para ser escolhida, a divisão Enterprise da Nvidia apresentou um amplo leque de soluções tecnológicas abertas e mutuamente compatíveis, atendendo assim às especificações tecnológicas previstas no edital. Os investimentos municipais foram feitos de forma estruturada e divididos em núcleos estratégicos, utilizando o BNDES PMAT e recursos próprios.

Nesse contexto, o prefeito de Osasco, Rogério Lins esclarece que “a caminhada rumo à inovação em Osasco começou há mais de cinco anos. Nosso projeto, que visa identificar os passos necessários para tornar o município uma cidade inteligente, sustentável e mais humana, tem uma trajetória marcada por fortes investimentos em tecnologia da informação”.

“A gestão de tecnologia da informação entende que os investimentos realizados são fundamentais para que possamos sustentar o novo ambiente de colaboração que pretendemos criar entre cidadãos, órgãos públicos, instituições científicas e tecnológicas (TICs), entidades de ensino e iniciativa privada. Acreditamos que o equilíbrio do ecossistema de inovação é a principal premissa estabelecida pelo município, ou seja, entendemos que novos investimentos na área de tecnologia precisam, necessariamente, e cada vez mais, ser autossustentáveis, sendo viabilizados por meio da Lei, Fundo e Agência de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, garantindo assim a continuidade das políticas públicas nessa área”, esclarece Alex.

A Prefeitura de Osasco estuda a viabilidade das próximas etapas de um ecossistema tecnológico estruturado e conta com a solução Nvidia Metropolis, um framework de aplicativos que mantém e melhora a infraestrutura de cidades, estacionamentos, prédios e serviços públicos.

“A cidade inteligente será o futuro dos governos que se preocupam com o bem-estar dos cidadãos e com o desenvolvimento, não só tecnológico, mas também econômico. Continuamos essa parceria com a cidade de Osasco prontos para torná-la um exemplo de sucesso não só no Brasil, mas no mundo”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para a América Latina.

Serviço
www.nvidia.com/pt-br

Alexandre Soares de Oliveira

cidade inteligente

centros de dados

Luciano Camandoni

Márcio Aguiar

nvidia

Nvidia Mellanox ConnectX-5

osasco

Rede Nvidia Spectrum 100GbE

você pode gostar

Digite seu e-mail para receber os destaques da semana.

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.