OsascoPolicialSaúde

Sindicato alerta banqueiros sobre emissão de CAT após assalto||Sindicato alerta banqueiros sobre importância de emitir CAT após assalto

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

O Sindicato dos Bancários e Financeiros de São Paulo, Osasco e Região sempre alertou os trabalhadores sobre a importância da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) após roubos em agências. Na semana passada, os diretores Welington Prado e Felipe Garcez estiveram pessoalmente em uma agência do Banco do Brasil, no município de Jandira, para conversar com os funcionários, que acabaram de sofrer uma tentativa de assalto no local.

Além da emissão da CAT, obrigatória para o banco, os diretores alertaram para a importância de passar por atendimento médico e psicológico após o episódio.

“Muitas vezes o trabalhador pensa que não sofreu nenhum trauma, e é comum ele sentir que está tudo bem. Acontece que também é comum que os problemas se manifestem apenas alguns dias após a situação de violência, de forma mais leve, como a insônia por exemplo, ou até mesmo desenvolver um transtorno do pânico. E, nesse caso, é o CAT que vai provar que a doença foi causada por agressão sofrida no ambiente de trabalho”, explica Felipe Garcez, funcionário do BB e secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato.

Felipe Garcez também lembrou que o CAT fará toda a diferença caso o trabalhador precise passar pela perícia do INSS. “Como a CAT garante o nexo de causalidade entre a doença e o ocorrido na agência, o trabalhador pode ser afastado por doença ocupacional, o que garante estabilidade por 12 meses após o retorno ao trabalho. Então o CAT é fundamental e uma forma de resguardar esse direito à estabilidade, caso seja retirado por motivos de saúde.”

O dirigente orientou os funcionários a entrarem em contato com o Sindicato, caso o banco não queira emitir o documento.

Durante a visita, os diretores também foram acompanhados pelo médico do trabalho do banco e por uma psicóloga da Cassi (Caixa de Atendimento ao Trabalhador BB).

Saiba como entrar em contato com o Sindicato

Se o banco se recusar a emitir a CAT, os trabalhadores devem denunciá-la ao Sindicato. Você pode falar diretamente com um gerente ou entrar em contato pela Central de Atendimento, chat, e-mail, whatsapp ou pelo telefone: 11 31885200.

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.