EsportesOsasco

Mundial de Clubes: como o vôlei brasileiro vem caindo nas competições internacionais Lygia Azevedo

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Neste ano, foram oito confrontos contra clubes europeus e apenas dois sets foram vencidos no mundial de vôlei realizado neste mês. Em um passado não tão distante, os brasileiros iam mais longe, principalmente na categoria masculina, na qual o Cruzeiro tem um histórico bastante positivo: desde 2012, são quatro títulos. Nesse mesmo ano, tivemos a última campeã feminina, Osasco.

Mas qual o motivo dessa queda de renda dos brasileiros? Encontrar um único motivo é difícil, mas o que se observa é o alto investimento dos clubes europeus nos principais atletas de diferentes seleções. Enquanto as seleções vivem em “looping” há anos. Sem grandes inovações nos formatos de competição, os resultados são previsíveis e marcados por ciclos.

Legenda: Disputas em 2022 mostraram como as seleções estão abaixo do nível europeu

Foto: FIVB

Após o grande domínio Rio x Osasco, desde o início dos anos 2000 e os títulos recentes concentrados entre Minas e Praia Clube, a principal competição nacional vive da mesmice também no masculino, com o Cruzeiro dominando, com exceção dos títulos conquistados pelo Taubaté nas edições 2018/19 e 2020/21.

Além disso, a Copa do Brasil e os campeonatos estaduais seguem a mesma tendência, mantendo o domínio dos campeões.

O reflexo do nível das competições também pode ser observado em relação aos jogadores. Os principais clubes conseguem contar no máximo com nomes de destaque, principalmente da Seleção Brasileira, com poucas exceções internacionais, como a holandesa Anne Buijs, que joga no Praia Clube, e a dominicana Yonkaira Peña, de Minas.

O que acontece nacionalmente reflete diretamente quando nossas equipes vão para o exterior. Internacionalmente, o nível é muito maior e a última edição do Mundial, tanto feminino quanto masculino, deixou isso bem claro. Minas e Praia, que lideram entre as mulheres, passaram longe do título. A equipe de Uberlândia não venceu um único set e a equipe de Belo Horizonte terminou na 4ª colocação, entre as seis equipes. Entre os homens, o Cruzeiro ficou com o bronze, o Minas em 4º e o Campinas em último (6º).

Legenda: Disputas em 2022 mostraram como as seleções estão abaixo do nível europeu

Foto: FIVB

A verdade é que o voleibol mundial tem vindo a mudar e a nível nacional esta transição tem acontecido de forma mais lenta. Com um ciclo olímpico em curso, é impossível não associar este reflexo também nas seleções, que não venceram nenhuma das principais competições do ano: Campeonato do Mundo e Liga das Nações.

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.