Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
Ao todo, a Rota 22-Brown terá 29 quilômetros de extensão, com 19 estações e um pátio ferroviário. A meta é atender 649 mil usuários por dia. A data de início das obras não foi divulgada.
Pelo menos quatro consórcios participam da licitação para a elaboração das sondagens de solo do anteprojeto do engenheiro da Linha 22-Marrom do Metrô. A rota ligará cidades como Cotia e Osasco à cidade de São Paulo.
As empresas Alphageos-Geocontrole-Planal, EPT Reconverte, Dsoares e CCL apresentaram projetos para o concurso público no dia 17 de novembro deste ano no “Diário Oficial do Estado de São Paulo”. A empresa vencedora terá que realizar, entre outras ações, investigações geotécnicas, sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidade pública para subsidiar o desenvolvimento da obra.
Além disso, outras quatro empresas disputam a elaboração do projeto de engenharia. De acordo com o site “Via Trolebus”, também foi publicado um termo de referência no edital que trazia informações sobre o projeto, em relação às fases de implantação.
Nesta primeira etapa, segundo o documento, será desenvolvido o trecho entre a região da Granja Viana e São Paulo. A proposta deve considerar ainda, “o atendimento por ônibus de todas as estações da segunda fase é integrado até a estação final da Fase I, seja a Granja Viana ou uma posterior que dê melhores condições para a integração/secionamento das linhas de ônibus ”, afirmou o Metro no documento.
A linha 22-Marrom teve seu mapa preliminar divulgado pelo presidente da agência de transporte público, Silvani Pereira, em setembro de 2022. O projeto mostra a ligação Cotia, passando pelo bairro Granja Viana e a Universidade de São Paulo (USP). A rota terá ligações com as linhas 4-Amarela (Faria Lima), 9-Esmeralda (Hebraica-Rebouças), 20-Rosa (Teodoro Sampaio) e com a 2-Verde (Santuário Nossa Senhora de Fátima–Sumaré).
Primeira fase do empreendimento ligará Cotia à capital (Divulgação/Metrô SP)
No traçado original, a linha não passava pela USP e não havia as estações Santa Maria e Victor Civita, em Osasco. Além da estação Cotia, a cidade também terá paradas em Santo Antônio, Sabiá, Parque Alexandra, Estrada do Embu, Mesopotâmia e Granja Viana.
Ao todo, serão 29 quilômetros de linha, com 19 estações e um pátio ferroviário com capacidade para 52 vagões. A meta é atender 649 mil usuários por dia. Não foi divulgado um cronograma para o início das obras.
Planos para 2028
Conforme avançado pela Giro S/A em outubro de 2020, o projeto anteriormente denominado Linha 22-Bordô havia sido anunciado pelo governo do estado de São Paulo em 2019, porém, rumores sobre o projeto surgiram em 2013.
Segundo documento divulgado pelo Metrô em 20019, o traçado teria 16 quilômetros de extensão e 13 estações, sendo elas: Hebraica-Rebouças, Butantã, Corifeu, Vila Indiana, Bonfiglioli, Jardim Maria Luiza, Educandário-Ester, Monte Belo, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa Maria, Estrada da Aldeia e Granja Viana. Ao todo, 25 trens vão operar na linha que ligará a Avenida Rebouças, na capital, à rodovia Raposo Tavares.
Com orçamento de R$ 13,7 bilhões, o Metrô estima atender mais de 447,7 mil passageiros por dia, já que o traçado será integrado às linhas 4-Amarela, 20-Rosa do Metrô e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM.
Na ocasião, o Metrô informou à Giro S/A que o projeto da Linha 22-Bordô seria atualizado, previsto para ser lançado em 2021. O lançamento da estação estaria previsto para 2028.
*Com informações do site “Via Trolebus”.
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |