EconomiaOsascoSaúde

Artista brasiliense cria escultura em aço para homenagear vítimas do amianto

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

postado em 26/12/2022 03:51

(crédito: Fotos: Wagner Hermusche/Divulgação)

Wagner Hermusche é um dos artistas plásticos que mais expressivamente captou a alma brasileira em uma série de gravuras na década de 1980. Mas, a partir da primeira década do século, em sintonia com os acontecimentos, a arte de Hermusche saltou do lírico para o dramático. Brasília tornou-se palco de uma verdadeira guerra entre corporações e grupos políticos. Agora, ele tem um novo desafio: foi escolhido para construir um memorial às vítimas do amianto, que acaba de ser instalado em uma praça de Osasco, no local onde funcionava a fábrica da Eternit, hoje desativada.

Em 2017, o STF proibiu a fabricação e comercialização de produtos de construção com amianto, por ser cancerígeno. Nessa tragédia do amianto, os trabalhadores se entregaram inocentemente ao trabalho cotidiano, que acreditavam estar garantindo seu sustento e o de suas famílias e, conseqüentemente, suas vidas. Por isso Hermusche concebeu o memorial em forma de árvore-pulmão, uma escultura de ação com mais de seis metros de altura, com 1.600 quilos de aço, uma árvore da vida: “A questão da intoxicação dos trabalhadores pelo amianto é gravíssima. quero fazer algo estático ou mórbido. Fiz uma árvore da vida. É uma gigantesca fibra de aço. O tronco simula a molécula de amianto, a copa e o galho são anéis. É uma metáfora do cosmos”.

A Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria do Trabalho de Osasco limparam a área desativada da fábrica, transformaram-na em um quadrado de 2.000 metros e instalaram a escultura. Ao lado dela, em uma placa de aço, foram inscritos os nomes de mais de 600 vítimas do amianto: “O trabalho é como uma árvore, que te acolhe em sua sombra e te alimenta com seus frutos”, comenta Hermusche. “É o símbolo que representa o suporte da vida. Na verdade, é uma lembrança dos mortos e uma celebração de suas vidas. Os familiares das vítimas ficaram muito emocionados com a inauguração do monumento.”

A escultura foi construída ao longo de 50 dias em um galpão em Taguatinga. Depois, foi para a praça de Osasco. Hermusche colaborou com amigos arquitetos. Virgínia Brochado transformou o desenho em projeto arquitetônico, em formato 3D, com acabamento técnico: “A escultura é uma peça toda em aço, cortada a laser, precisou de tecnologia e bons profissionais de soldagem. Tem uma parte junta, com ferrugem causada por o aço e outra parte pintada. Exigiu um projeto técnico, a escultura tem que ser maciça para não oferecer perigo às pessoas. Tem a forma de um pulmão-árvore”.

ameaças tóxicas

Fernanda Giannasi trabalhou no Ministério do Trabalho por mais de 30 anos, atuando como auditora fiscal. Porém, sob o impacto do envenenamento das vítimas do amianto, decidiu criar, em 1995, a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), para mobilizar os familiares dos trabalhadores, conhecer os efeitos do minério e exigir indenização por danos . “Me deparei com pacientes que não tinham representação. O memorial criado por Hermusche tem função educativa, pois, apesar das fábricas terem sido desativadas, elas deixaram um passivo de doenças e problemas ambientais espalhados pela cidade.”

Giannasi destaca a importância da cidade reconhecer a tragédia ambiental. O memorial resgata principalmente as famílias daqueles que morreram por envenenamento. Isso ajuda a tornar as pessoas mortas mais do que estatísticas. “As empresas já sabiam que o amianto causava danos à saúde. E isso serve de exemplo para outras atividades que utilizam matérias-primas tóxicas e cancerígenas.”

Giannasi destaca as duas maiores ameaças dos efeitos deletérios do amianto: a mineração em Minaçu, na divisa de Goiás com o Tocantins, e o porta-aviões São Paulo. Apesar da atividade de extração de amianto ter sido proibida pelo STF em 2017, a mineração continua sendo produzida em Minaçu, graças à aprovação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que aprovou uma lei que permite a exploração.” uma ação que pede a declaração de inconstitucionalidade da mineração de amianto, algo que foi decidido pelo próprio STF”, comenta Giannasi. “O porta-aviões São Paulo foi vendido para um empresário na Turquia, houve uma mobilização lá, e o navio teve que voltar para o Brasil. É uma situação dramática, se houver algum problema com o porta-aviões e ele afundar na costa Brasileiro, o amianto vai se espalhar e vai causar um grave problema ambiental. É um exemplo de irresponsabilidade com a saúde pública. O memorial é um alerta para o problema das ameaças do amianto.”

A escultura em construção em um galpão em Taguatinga Foto: Fotos: Wagner Hermusche/Divulgação

Memorial às vítimas do amianto é instalado em praça de Osasco Foto: Wagner Hermusche/Divulgação

Esqueleto da escultura em galpão em Taguatinga Foto: Wagner Hermusche/Divulgação

Vista do Memorial das Vítimas do Amianto, à noite, em Osasco Foto: Wagner Hermusche/Divulgação

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.