EsportesOsasco

Retrospectiva 2022: eventos e parcerias no Esporte ganham destaque

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Publicado em 27/12/2022 às 9h

Após quase dois anos completos de paralisação das atividades devido à pandemia, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) aproveitou 2022 para retomar diversos eventos, parcerias e atividades para os alunos. Somente no Departamento de Esporte Educacional e Participação (DEEP), foram formadas 195 turmas de esporte educacional e outras 101 turmas de esporte de participação, totalizando 5.918 alunos matriculados.

Dois novos projetos em parceria com o COMDIPI (Conselho Municipal do Idoso) e a Assessoria de Políticas Públicas do Idoso, para realização de eventos e atividades conjuntas, foram iniciados neste ano. O Projeto Bailando, aulas de coreografia e dança de salão para terceira idade em 4 polos, que atingiram aproximadamente 100 inscritos; o Projeto Integra, com aulas de meditação e yoga também para idosos em 4 polos, com cerca de 100 alunos.

Jundiaí também esteve presente nos Jogos da Melhor Idade de 2022 (JOMI), conquistando o vice-campeonato geral, além de 40 classificados para a fase estadual. Participou também dos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco (JATIO), onde garantiu o 4º lugar geral.

Em termos de lazer, 30 saídas com grupos de Desporto Educativo e participações em parques, museus e roteiros turísticos, com uma média de mais de 45.000 visitas realizadas durante o ano. “Também tivemos a volta de eventos tradicionais da cidade, como o Body Gym Festival. Um evento que recebe muito carinho das mulheres que praticam o Body Gym em nossos centros esportivos e unidades de apoio”, comenta a diretora do departamento, Ana Paula Citelli.

“Nossos departamentos conseguiram se organizar muito bem na formação das turmas no início do ano. O período pós-pandemia gerou uma grande demanda por nossas atividades esportivas, por isso nosso ano foi bastante movimentado”, lembra o gerente da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Cláudio Tarallo.

A Ginástica Rítmica Unificada foi um dos projetos de maior destaque entre alunos e competidores

Jundiaí também esteve presente nos Jogos da Melhor Idade de 2022 (JOMI), com 109 atletas participando da fase regional e conquistando o vice-campeonato geral, e 40 classificados para a fase estadual. Também houve participação nos Jogos Adaptados para Idosos de Osasco (JATIO), em que conquistamos o 4º lugar geral.

Em termos de lazer, foram realizados 30 passeios com grupos de Esporte Educativo e Participação a parques, museus e roteiros turísticos, com uma média de mais de 45.000 visitas realizadas no ano. “Também tivemos a volta de eventos tradicionais da cidade, como o Festival de Ginástica Corporal, com 20 coreografias e cerca de 400 alunos dos complexos. Um evento que recebe muito carinho das mulheres que praticam o Body Gym em nossos centros esportivos e unidades de apoio”, comenta a diretora do departamento, Ana Paula Citelli.

PEAMA

No Departamento de Esportes Adaptados (DEA), responsável pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), são atendidos 326 alunos, sendo 104 deles entre 05 e 18 anos e outros 222 maiores de 18 anos em 126 turmas de 16 diferentes modalidades . Só neste ano, o DEA realizou 112 eventos envolvendo alunos, familiares, voluntários, professores, outras instituições e público em geral.

Um dos destaques foi o Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), que Jundiaí sediou em novembro, tendo recebido a visita de Lucas Moura, jogador do Tottenham e embaixador do projeto.

Alunos da PEAMA se saíram bem nas etapas da Special Olympics

As principais atividades foram realizadas por dois projetos: PEAMA nas Escolas – ação que apresenta as atividades desenvolvidas pelo projeto em escolas públicas e privadas, em parceria com a Unidade de Gestão Educacional (UGE), bem como em universidades e faculdades, por meio palestras, vivências e apresentações de alunos, professores e voluntários, fomentando o debate sobre inclusão e espaços para pessoas com deficiência. Além das Escolas do PEAMA, nas quais instituições públicas e privadas podem agendar uma visita ao PEAMA para conhecer e, às vezes, participar da rotina de aulas desenvolvidas.

Outro projeto de sucesso foi a ginástica rítmica unificada, ação desenvolvida em parceria com o DEFR (Departamento de Esportes para Treinamento e Rendimento) e que oferece aulas e treinos para alunos com e sem deficiência em uma mesma turma, unindo alunos do PEAMA com atletas de competição de TIME Jundiaí uma vez por semana.

“É muito bom ter retomado e voltado com o atendimento aos alunos. Alguns não têm outra opção de atividade a não ser o PEAMA, e isso torna nosso trabalho muito importante”, comenta o diretor do PEAMA, César Munir, destacando mais um ponto alto do nosso ano: as Olimpíadas Especiais.

Em 2022, PEAMA retomou eventos paralisados ​​em anos anteriores devido à pandemia

(Fonte/Imagens: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

link original:

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.