EmpregosOsascoTransportes

Cetesb concede Licença de Instalação Ambiental da EMTU para implantação do Viaduto de Carapicuíba

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Foto: Jordani Nascimento Andrade / Ônibus Brasil

Obra integra o Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, trecho Jandira/Osasco (km 21)

ALEXANDRE PELEGI

Em publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 30 de dezembro de 2022, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) comunica a concessão, à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) da Licença Ambiental de Instalação nº 2733 para implantação do Viaduto Carapicuíba.

A obra é parte integrante do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, localizado no trecho Carapicuíba – Osasco, na Grande São Paulo.

Conforme mostrou o Diário do Transporte, o concurso para execução da obra, realizado em 2021, foi vencido pelo Consórcio Trail/A. Madeira ao preço de R$ 66.867.846,10.

O contrato com o consórcio vencedor inclui a implantação do Viaduto Carapicuíba, 2,2 km de via e 2 pontos de embarque e desembarque, bem como a elaboração do projeto executivo. O objeto também contempla a aprovação pela CPTM do projeto executivo do muro e do viaduto e a obtenção da LI (Licença de Instalação) do Viaduto Carapicuíba junto à Cetesb, que foi obtida.

HISTÓRICO

O corredor Itapevi-São Paulo passará pelos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo. O percurso começa na Estação Itapevi da CPTM e termina no Terminal Amador Bueno (Vila Yara), na divisa entre Osasco e São Paulo.

O novo sistema, com 23,6 km de extensão, promoverá maior mobilidade para a população devido à sua integração com a rede metroferroviária.

Serão construídos novos terminais, estações de transferência, estações de embarque e desembarque e outras intervenções urbanas.

No trecho Carapicuíba – Osasco, no km 21, estão previstas duas estações de embarque e desembarque, um viaduto em Carapicuíba e alças de acesso, em fase de licitação.

O Terminal Luiz Bortolosso (Osasco – km 21) foi entregue em 2017, com seis plataformas, elevadores, escadas rolantes, banheiros e bilheterias.

Conforme mostrou o Diário do Transporte, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a CDHU (Empresa de Habitação e Desenvolvimento Urbano) e a Prefeitura de Carapicuíba, na Grande São Paulo, assinaram um termo de cooperação para remoção e atendimento de famílias que ocupam áreas onde o Deverá ser instalado o viaduto de Carapicuíba que integra o corredor.

A estrutura vai interligar a Avenida Juiz Dr. Cunha de Abreu, o complexo viário da lagoa e o viaduto que liga Carapicuíba a Barueri.

Lembrar:

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe o relatório nas redes sociais:

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.