OsascoPolítica

Osasco e PMA assinam protocolo de intenções para combate à fome e ações de segurança alimentar e nutricional

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Imagem: Banco de Alimentos Osasco

A Prefeitura Municipal de Osasco, por meio da Secretaria de Educação e do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco, representados respectivamente pelo secretário Cláudio Piteri e pelo diretor João Pucciariello Perez, e pelo diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas no Brasil, Daniel Balaban, assinou um Memorando de Intenções no último dia 20 de julho para conscientizar sobre os desafios, promover soluções sustentáveis ​​e estimular a troca de experiências técnicas em prol do combate à fome por meio de ações de alimentos e segurança nutricional.

A Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco, órgão público que promove a formulação e desenvolvimento de projetos, parcerias e políticas de segurança alimentar e nutricional, de acordo com as diretrizes do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco, e o Centro de Excelência contra a Fome do PMA, agência das Nações Unidas que lidera o combate global à fome, trazem para a parceria boas práticas internacionais e a troca de experiências e a promoção da implantação de hortas pedagógicas em escolas municipais, o da segurança alimentar e nutricional, a promoção da produção urbana de alimentos, o combate à fome e à desnutrição, o combate ao desperdício de alimentos e a garantia do direito humano à alimentação adequada.

O Centro de Excelência do PAM e o Município de Osasco reconhecem e apoiam o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que exigem uma aliança entre organizações intergovernamentais, governos, organizações não governamentais e entidades do setor privado. Assim, o objetivo da parceria é unir esforços e colaborar ativamente para o alcance dos ODS, entre eles o ODS 2 – Erradicação da Fome e Agricultura Sustentável.

Em 2021, Osasco recebeu prêmio e menção honrosa do Estado de São Paulo pela política de combate ao desperdício de alimentos, fome e desnutrição realizada pelo Banco de Alimentos no enfrentamento à pandemia da COVID-19, na cidade de Josué de Castro. Prêmio . Mais de 110 mil kits de alimentação saudável foram distribuídos pelo Programa no ano passado.

Também em 2021 foi criado o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco (Lei 5.155/2021) para fortalecer as ações do Banco de Alimentos, que atua com mais de 85 entidades do Terceiro Setor e tem parceria com mais de 15 empresas, e o “ Programa Nosso Futuro (Lei 5.157/2021), destinado a conceder renda básica que promova a segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes de 0 (zero) a 17 (dezessete) anos, combatendo a fome e a vulnerabilidade de crianças e adolescentes.

Em 2022, foram construídas duas hortas pedagógicas nas escolas municipais EMEF José Veríssimo de Matos e EMEF Dr. Francisco Manuel Lumbrales Carneiro e o objetivo desta parceria é aprofundar os impactos na aprendizagem e alimentação dos alunos, bem como na comunidade escolar, tornar-se um modelo de referência para o país.

A parceria para a construção de hortas pedagógicas em escolas municipais, além da Secretaria de Educação e da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional/Banco de Alimentos, conta com o apoio da empresa iFood, que tem sede em Osasco, Pé de Feijão e Prato Sustentável Verde, organizações e projetos com impacto socioambiental.

Sobre o PMA – O Programa Mundial de Alimentos (PMA) recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2020. É a maior agência humanitária das Nações Unidas, salvando vidas em emergências e, por meio de assistência alimentar e projetos de segurança alimentar e nutrição, contribui para a paz, estabilidade e prosperidade das pessoas que se recuperam de conflitos, desastres e impactos das mudanças climáticas.

O Centro de Excelência contra a Fome é resultado de uma parceria entre o PAM e o governo brasileiro. A missão do Centro de Excelência é apoiar os países em desenvolvimento na criação e implementação de soluções sustentáveis ​​contra a fome com base nas experiências bem-sucedidas desenvolvidas no Brasil e também atuar como um fórum global de diálogo sobre políticas e aprendizado sobre alimentação escolar. , agricultura familiar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar.

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.