Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
Apenas 8% de seus alunos do ensino médio no Brasil estão matriculados no Ensino Técnico. Esse número está bem abaixo do total registrado nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 40%. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), pessoas que cursaram Ensino Técnico têm 38% mais chances de conseguir um emprego com carteira assinada, além de ganhos 13% maiores do que quem não fez curso profissionalizante.
Fatos como esse, aliados à possibilidade de ver jovens com melhores oportunidades por meio da educação, motivam a Mills, líder latino-americana em locação de equipamentos, a promover o programa TransFORMAR. A iniciativa oferece 15 bolsas em Osasco para o curso de engenharia elétrica.
Jovens que tenham disponibilidade para estudar no período de dois anos até a formação do curso, renda familiar mensal de até três salários mínimos, idade entre 18 e 28 anos, tenham concluído o ensino médio em escolas públicas ou sejam bolsistas integrais em escolas particulares. Além da bolsa integral para o curso em instituições como Senai, ETE e Grau Técnico, o aluno, sem vínculo empregatício, receberá uma bolsa mensal de R$ 300,00 da Mills.
Nesta terceira edição, além de Osasco, as vagas do TransFORMAR estão espalhadas por outras 18 cidades do país: Fortaleza (CE), Teresina (PI), Petrolina (PE), Cachoeirinha (RS), Rio Grande (RS), São José dos Pinhais (PR), Resende (RJ), Macaé (RJ), Montes Claros (MG), Pouso Alegre (MG), Cotia (SP), Sorocaba (SP), Barcarena (PA), Goiânia (GO), Rio Verde ( GO) ), Rondonópolis (MT), Sinop (MT) e Três Lagoas (MS).
Lançado em 2021, o TransFORMAR já conta com 186 jovens matriculados em cursos nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Brasília (DF), Cabo de Santo Agostinho (PE), Camaçari (BA), Contagem (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Parauapebas (PA), Parnamirim (RN), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), Serra (ES), Uberlândia (MG) e Vitória da Conquista (BA). Até 2025, a iniciativa será estendida a 100% das localidades da Mills, totalizando 2.500 bolsas disponibilizadas.
“Parte do nosso trabalho está voltado para a transformação da sociedade da qual fazemos parte, juntamente com a busca por um Brasil mais humano e justo. Temos um interesse genuíno em colaborar e criar oportunidades de desenvolvimento e promoção social para jovens de classes menos favorecidas. E é muito gratificante abrir a terceira etapa do programa, atingindo cada vez mais pessoas”, comenta o diretor de Gente, Gestão e SSMA da Mills, Kleber Racy
A Educação Técnica é uma forma de promover uma transformação na vida dos jovens, oferecendo educação formal e colaborando para a melhoria da educação no país. Com isso, têm um potencial de empregabilidade muito maior, contribuindo também para a transformação socioeconômica de suas famílias e comunidades.
Hoje, 23% dos alunos do TransFORMAR são mulheres. A moradora de São Luís (MA) Sarah Rodrigues é uma delas. Segundo Sarah, ingressar no curso foi a realização de um sonho. “Até ouvi dizer que eletrotécnica não é curso para mulheres, mas isso não me desanimou. Me apaixonei pela área. O TransFORMAR me abriu muitas portas.” O programa não garante estágio nem contratação na Mills, mas Daylson Felix de Oliveira, de Parauapebas (PA), teve no TransFORMAR uma forma de ingressar na empresa como estagiário. Agora, ele sonha ainda mais alto. “Quero ser contratado e me profissionalizar dentro da empresa.”
As inscrições vão até 31 de janeiro e devem ser feitas por meio da página do TransFORMAR no site da Mills: A seleção é feita em duas etapas: ficha de inscrição e entrevista final. O programa conta ainda com um WhatsApp para tirar dúvidas: (11) 99383-9959.
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |