Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
Segundo a Seade, o município tem a menor taxa de mortalidade infantil entre as nove cidades da região oeste da Grande SP que fazem parte do consórcio Cioeste, com 6,97 óbitos por mil nascidos vivos
Os investimentos na área da saúde têm se refletido no município de Barueri, que recentemente atingiu o menor taxa de mortalidade infantil da história, com 6,97 óbitos por mil nascidos vivos. Os dados divulgados pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) para o ano de 2021 destacam Barueri na quarta melhor colocação entre os municípios paulistas com mais de 200 mil habitantes, à frente de cidades como Santo André, Campinas e Taubaté.
Em 2020, a taxa de mortalidade infantil foi de 7,10 mortes por mil. Dessa forma, o município possui a melhor marca entre as cidades da região oeste da Grande São Paulo, que fazem parte do consórcio dos municípios Cioeste: Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Carapicuíba, Cajamar, Cotia, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e São Paulo. Rocha.
Por meio desses dados da Fundação Seade, é possível acompanhar a evolução da mortalidade desde 2000, além de serem considerados importantes indicadores para monitoramento e aprimoramento de políticas públicas.
De acordo com o Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Materna, da Secretaria de Saúde de Barueri, a taxa de mortalidade infantil alcançada é resultado do compromisso do município com a saúde materno-infantil, garantindo o pré-natal e o atendimento aos menores de um ano. de alta qualidade e de fácil acesso, tanto de baixo risco quanto de alto risco, com a devida humanização e vigilância.
“É um grande resultado que reflete o cuidado que a Prefeitura de Barueri tem com o atendimento multidisciplinar que começa antes mesmo da mulher engravidar, com o planejamento familiar, até o final da primeira infância, quando a criança tem acesso não só à saúde, mas à educação e à cultura”, relata a diretora técnica de Saúde da Criança da Coordenação de Atenção Básica à Saúde (Cabs), Vera Freire Gonçalves.
Em 2021, dados da Seade registraram Barueri com 5.168 nascimentos e 36 óbitos, mas o Comitê de Prevenção explica que “a mortalidade infantil é sempre um acontecimento ruim (…), mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece como número aceitável a morte de dez bebês por mil nascidos vivos”.
projeto de sucesso
O Programa implantado em Barueri integra profissionais de diversas áreas e especialidades no pré-natal, sendo composto por:
– Assistência integral à saúde da mulher;
– Monitoramento constante da mãe do feto desde o momento da confirmação da gravidez;
– Acolher a criança na Atenção Primária no grupo de pediatria (incluindo ambulatórios de alto risco que acolhem todas as crianças prematuras ou que tiveram alguma intercorrência no parto);
Prioridade e regularidade das consultas até aos dois primeiros anos de idade;
– Cuidados na amamentação.
“O Coeficiente de Mortalidade Infantil está diretamente relacionado às condições de vida, incluindo saneamento básico, alimentação e vacinação. Não há dúvidas sobre os benefícios da vacinação e que ela reduz a mortalidade infantil, aumenta a expectativa de vida e oferece mais condições para as crianças crescerem e se desenvolverem”, disse a coordenadora do Cabs, Fernanda Lucas Medeiros, ao falar sobre a importância da integração entre os setores e o incentivo à vacinação que reflete nesse bom resultado na saúde do município.
O sistema de saúde de Barueri no atendimento à criança tem sido considerado referência de alta complexidade e alto risco em obstetrícia. As gestações e partos de alto risco são encaminhados ao Hospital Municipal de Barueri (HMB), que atende especificamente a esses casos.
*Conheça os índices de mortalidade infantil dos municípios da região
Araçariguama: 6,15 em 2021 e 14,58 em 2020
Barueri: 6,97 em 2021 e 7,10 em 2020
Cajamar: 7,41 em 2021 e 9,05 em 2020
Carapicuíba: 9,25 em 2021 e 8,96 em 2020
Cotia: 9,20 em 2021 e 6,17 em 2020
Itapevi: 10,61 em 2021 e 9,19 em 2020
Jandira: 11,36 em 2021 e 12,40 em 2020
Osasco: 10,71 em 2021 e 10,33 em 2020
Pirapora do Bom Jesus: 8,66 em 2021 e 12,00 em 2020
Santana de Parnaíba: 7,66 em 2021 e 4,57 em 2020
São Roque: 8,08 em 2021 e 5,26 em 2020
Vargem Grande Paulista: 5,32 em 2021 e 8,56 em 2020
Fonte: Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados)
* Óbitos infantis por mil nascidos vivos
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |