OsascoPolicialPolíticaSocial

Grupo de Trabalho de Guardas do Cioeste participará de reunião no Ministério da Justiça em fevereiro

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Foto: Divulgação

Em reunião realizada nesta quarta-feira (18), o Grupo de Trabalho (GT) das Guardas Municipais do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste), composto por comandantes e representantes das Guardas Civis de cidades da região, formou uma comissão para participar da uma reunião no Ministério da Justiça em fevereiro.

O grupo, coordenado pelo inspetor Miguel Arcanjo Maidana, comandante da GCM em Osasco, tratará de propostas e projetos das Guardas Municipais, entre eles a normatização da Segurança Pública Básica, o regulamento com padronização nacional da carteira funcional das Guardas; o modelo do uniforme; definição da padronização dos códigos de ocorrência dos Guardas e criação de um centro regional de formação integrada para capacitação dos GCMs.

Durante o encontro, que contou com a presença do presidente do Cioeste, Josué Ramos, prefeito de Vargem Grande Paulista e diretores do Consórcio, Josué afirmou que é muito importante esse reforço das Guardas Municipais, que hoje somam mais de 3 mil homens, considerando os 12 municípios do consórcio. O prefeito lembrou que já foi Guarda Municipal. “Quero levar as propostas deste GT aos prefeitos, sendo seu interlocutor com os prefeitos. Estamos pensando regionalmente. Esse encontro e as ações são fundamentais. Ao adotar medidas em conjunto, melhoraremos a segurança em toda a região. Vamos além das fronteiras das cidades com a interligação das Guardas, contando com uma ajudando a outra. Essa comunicação forte e essa união vão ajudar no combate ao crime”, destacou.

Segundo o Cioeste, já está sendo implantado o primeiro Sistema Avançado de Comunicação (LTE), solução que faz integração imediata entre os GCMs das cidades, por rádio e transmissão via Wi-Fi e rede 4G. Na ocasião, também foi definida a criação da Câmara Técnica de Segurança do Cioeste.

Também participou do encontro Reinaldo Monteiro, presidente do Instituto AGM Brasil, que integrou a equipe do grupo de transição do governo Lula, juntamente com o Ministério da Justiça, e que se colocou à disposição para o diálogo do GT do Guardas com o ministério.

“Já apresentamos ao Ministério da Justiça uma proposta para ser implementada nos primeiros 100 dias do Governo Federal, que visa políticas públicas de segurança para as cidades, com a coordenação do Ministério da Justiça. Esta proposta prevê a criação da Secretaria Nacional de Segurança Pública Básica no Ministério da Justiça, composta por Guardas Municipais especializados, para padronizar o trabalho, orientar e fiscalizar a efetiva aplicação deste novo conceito que busca garantir o direito social de todos cidadão à Segurança. Nos próximos dias, teremos uma reunião dos Comandantes das Guardas Municipais do Brasil com o Ministro da Justiça e precisaremos da força e apoio deste GT e do Cioeste para avançar nas diretrizes da Segurança Pública Municipal”, enfatizou Reinaldo Monteiro.

Também estiveram presentes os secretários de Segurança, Elton Camargo Corrêa (Embu-Guaçu) e Benedito Alves dos Santos (Ibiúna); os comandantes Gilmar Silva Alves (Itapecerica da Serra), Davi Oliveira Dutra (Sorocaba), Eduardo L. Barbosa (Embu-Guaçu), Gilson Tomás dos Santos (Embu das Artes), Antonio de Lima Moraes (Ibiúna).

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.