OsascoPolicialTransportes

Trem diamante da linha 8 descarrila em SP 16/01/2023 Cotidiano

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Um trem da linha 8 diamantes descarrilou na tarde desta segunda-feira (16) na região da estação Lapa, zona oeste de São Paulo.

O descarrilamento desta tarde é o segundo em pouco mais de um mês na linha de 8 diamantes. O incidente anterior foi no dia 7 de dezembro, quando um trem saiu dos trilhos próximo à estação Domingos de Moraes, também na capital.

A ocorrência desta segunda foi no sentido Itapevi. Por volta das 17h, quase uma hora após o ocorrido, a concessionária ViaMobilidade, que opera a linha, informou que técnicos estiveram no local para normalizar a situação. Não há registros de vítimas.

A circulação da linha 8 foi interrompida entre as estações Lapa e Júlio Prestes, no centro.

Segundo a concessionária, às 21h27 os trens passaram a circular em um único trilho na estação Lapa, com e com intervalos maiores entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. Às 22h20, o funcionamento foi normalizado, ainda de acordo com a ViaMobilidade.

Com a medida, a operação do ônibus Paese, que vinha operando para o transporte de passageiros, foi desmobilizada.

Nas redes sociais, usuários compartilharam imagens de passageiros andando na linha, no meio do trem parado e fora dos trilhos.

Outra opção é o usuário embarcar no trem da linha 7-rubi, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na estação Barra Funda (zona oeste), e fazer baldeação na Lapa para a linha 8 e seguir em direção a Itapevi, em região metropolitana de São Paulo.

Já para os passageiros que estão na região de Osasco, também na Grande SP, e precisam utilizar a linha 8 rumo ao centro de São Paulo, a opção é embarcar na linha 9-esmeralda e seguir até a estação Pinheiros, onde é possível fazer o transfira e siga em direção ao centro na linha 4-amarela do metrô.

No descarrilamento anterior, a pista só foi liberada quase oito horas depois do ocorrido.

A linha 9 diamantes, também da ViaMobilidade, é outra que enfrentou problemas na tarde desta segunda-feira, mas por causa das chuvas. Em seu site, a empresa informou que os trens estavam circulando com intervalos e horários de parada maiores.

Passageiros postaram vídeos da estação Presidente Altino, em Osasco, que ficou alagada por causa da chuva.

As recorrentes falhas levaram o Ministério Público de São Paulo a enviar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) à ViaMobilidade, que se recusou a assiná-lo.

Após a recusa, o Ministério Público reuniu-se com o governo de São Paulo e decidiu requerer a rescisão do contrato de concessão das linhas 8 e 9. A recomendação foi protocolada em 30 de novembro.

Os procuradores Silvio Marques e Luiz Ambra Neto, que assinaram o documento, argumentam que “após a tomada da ViaMobilidade das linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos, ocorreram diversas ocorrências de gravidez decorrentes de erros operacionais, ou seja, alheios ao material rodante ou a infraestrutura”.

Em nota enviada ao Ministério Público na época, a ViaMobilidade atribui as falhas à gestão anterior, da estatal CPTM, que, segundo a concessionária, entregou as linhas 9 e 8, também privatizadas em janeiro, em condições terríveis. A empresa também lista problemas que, segundo ela, fogem ao seu controle, como roubo de cabos elétricos.

Em outro trecho, a concessionária declara que, “em todo caso, é inegável que a situação nos primeiros meses da operação comercial se inverteu e, hoje, é bem diferente; as falhas nas linhas 8 e 9 estão sensivelmente reduzidas , e sua ocorrência torna-se cada dia mais excepcional”.

Sobre o descarrilamento de segunda-feira, a concessionária diz que pede desculpas pelo ocorrido e que os técnicos estão investigando as causas.

Questionada sobre a nova ocorrência, a Secretaria Metropolitana de Transportes não havia respondido até a publicação deste texto.

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.