Dez das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes não têm leis de 5G
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
As operadoras móveis enfrentam um obstáculo para expandir o sinal 5G para cidades de médio porte. Segundo levantamento da Conexis Brasil Digital, que reúne empresas de telecomunicações e conectividade, dez dos 26 municípios com mais de 500 mil habitantes não possuem leis específicas para instalação de antenas e outras infraestruturas necessárias para a nova tecnologia.
O levantamento não considera as capitais, que já contam com 5G desde o segundo semestre do ano passado. Foram incluídas apenas as cidades das regiões metropolitanas ou do interior incluídas na nova etapa de expansão da sinalização.
As cidades que precisam se adequar à legislação para receber a tecnologia são Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Belford Roxo (RJ), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Nova Iguaçu (RJ), Osasco (SP ), São Bernardo do Campo (SP), Serra (ES) e Vila Velha (ES).
De acordo com o edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal 5G deve ser instalado em cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025, com uma antena para cada 10 mil habitantes. A agência reguladora já autorizou a ativação comercial da frequência de 3,5 gigahertz (GHz) nas 26 cidades. No entanto, a adoção da tecnologia também depende das leis locais.
ajuste parcial
Segundo o levantamento, 12 municípios com mais de meio milhão de habitantes possuem leis específicas sobre o tema, mas precisam adequar a legislação local à Lei Geral de Antenas e práticas de licenciamento que proporcionem segurança jurídica.
Esta lista é composta por Caxias do Sul (RS), Contagem (MG), Duque de Caxias (RJ), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR) , Niterói (RJ), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), São Gonçalo (RJ) e Sorocaba (SP).
Nesses locais, assim como em algumas capitais que ainda não se adequaram à legislação, a tecnologia 5G pode ser instalada, mas a expansão do sinal e a cobertura em determinados bairros ficam comprometidas.
Apenas quatro das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes, segundo a Conexis Brasil, possuem legislação e processos burocráticos municipais que tornam o ambiente favorável para a chegada do 5G. Os municípios são Campos dos Goytacazes (RJ), Joinville (SC), São José dos Campos (SP) e Uberlândia (MG).
Segundo a entidade gestora do projeto Conecta 5G, a existência de leis municipais que facilitem a instalação de antenas, com regras claras e licenciamento ágil, resulta na atração de investimentos, ao oferecer mais segurança jurídica para as operadoras. Diferentemente das tecnologias 3G e 4G, o sinal 5G dispensa a instalação de torres, podendo as antenas serem instaladas no topo de prédios e interferindo pouco na paisagem urbana.
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |