Linha 8diamante desacelera após incêndio em transformador 30/01/2023 Cotidiano
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
Os passageiros dos trens operados pela ViaMobilidade, em São Paulo, enfrentam mais um problema nesta segunda-feira (30), com a lentidão da linha 8 diamantes.
A concessionária informou que devido a uma falha na malha aérea na região de Imperatriz Leopoldina, na zona oeste da capital, os trens estão operando com maior intervalo entre as estações.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um transformador pegou fogo dentro da estação. Não houve feridos.
A concessionária informou que ativou ônibus gratuitos do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para circular entre as estações Lapa e Carapicuíba. Os trens estão operando em intervalos mais longos e rodam em um único trilho entre Lapa e Osasco.
Os passageiros estão sendo orientados por avisos sonoros e AAS (Agentes de Atendimento e Segurança). Técnicos da concessionária trabalham para normalizar o funcionamento, segundo a assessoria.
As linhas 8 diamantes e 9 esmeraldas acumulam uma série de problemas, como descarrilamentos, desde que foram concedidas à ViaMobilidade, em 27 de janeiro de 2022.
O Ministério Público de São Paulo vai pedir à Justiça o fim da concessão das linhas caso o governo paulista não rescinda o contrato com a concessionária.
“Não há mais acordo”, disse o procurador Sílvio Antonio Marques, chefe do Ministério Público do Patrimônio Público, responsável por um dos dois inquéritos abertos no órgão para apurar a sequência de problemas nas duas linhas — o outro é que da Justiça do Consumidor.
Questionada, a Secretaria de Transportes Metropolitanos não informa se vai acatar a recomendação do Ministério Público. Em nota, afirma que o contrato de concessão com a ViaMobilidade para as linhas 8 diamantes e 9 esmeraldas contém uma série de obrigações e deveres da concessionária para garantir o desempenho operacional.
“O descumprimento integral dessas obrigações gera a instauração de processo administrativo para aplicação das sanções contratuais previstas.”
Em nota, a ViaMobilidade afirmou que está no primeiro ano de um contrato de concessão de 30 anos, no qual já foram investidos mais de R$ 1 bilhão de um total de R$ 3,8 bilhões previstos para os três primeiros anos. “Melhorias como revisão geral dos trens, ações corretivas nos trilhos e inspeção de catenárias e catenárias, por exemplo, já estão trazendo resultados”, disse.
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |