Destaques

Consumidor de menor renda espera alta na inflação de 12 meses

A expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses subiu 0,1 ponto percentual em fevereiro, alcançando 5,3%. Em relação ao mesmo mês de 2020, a alta foi um pouco maior, de 0,3 ponto percentual. De acordo com os especialistas da Fundação Getúlio Vargas, esse aumento tem sido influenciado pelos preços dos alimentos e bebidas, principais produtos da cesta de consumo das famílias.
Além disso, a alta foi puxada pela expectativa dos consumidores de menor poder aquisitivo: entre aqueles com renda familiar mensal de até R$ 2,1 mil, o aumento foi de 0,3 ponto, chegando a 6,1%.
Este mês, apenas 15,2% dos consumidores acreditam que a inflação fechará 2021 abaixo do piso da meta estipulada pelo governo, de 3,75%. No entanto, isso é um ponto percentual acima do que foi verificado em janeiro. Por outro lado, 37,1% dos consumidores acreditam que a alta acumulada dos preços este ano ficará acima do teto da meta, de 5,25%. Essa ainda é a maior parte dos entrevistados, mesmo após a redução de 2,6 pontos percentuais, com relação ao mês anterior.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax