Destaques

Ministério Público denuncia grupo acusado de atacar terreiros no RJ

[CMIO]

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou sete acusados de atacar templos e agredir praticantes de religiões de matriz africana. Um deles seria chefe do tráfico de drogas na Comunidade Parque Paulista, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde os crimes foram praticados. Seis dos denunciados já tiveram a prisão decretada pela Justiça.

De acordo com o MP,  a mando deste traficante, o grupo invadia terreiros de candomblé da comunidade para constranger e ameaçar os religiosos. Os ataques sempre eram feitos por homens armados. O bando, que se autodenomina Bandidos de Jesus, exigia que os templos fossem fechados e os religiosos deixassem a comunidade.

Ainda segundo o MP, as ordens para as ações eram dadas porque o chefe do tráfico é evangélico e, por isso, não permite a realização de cultos de religiões de matriz africana nos territórios que domina.

Os casos de intolerância religiosa cometidos por traficantes, especialmente nas cidades da Baixada, vem sendo denunciados há alguns anos por religiosos e entidades que defendem a diversidade de credo.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública, em 2020, mais de 1,3 mil ocorrências que podem estar relacionadas à intolerância foram registradas nas delegacias do estado. Destas, 23 se enquadraram como ultraje a culto religioso.
Direitos Humanos Rio de Janeiro Tâmara Freire terreiros Candomblé Intolerância Religiosa bandidos de jesus Milícias Traficantes Rio de Janeiro Ministério Público terça-feira, 23 Fevereiro, 2021 – 14:35 88:00

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax