Destaques

Acre decreta calamidade pública em dez cidades

[CMIO]

Dez cidades estão em estado de calamidade pública no Acre. O decreto foi publicado nessa segunda-feira (22) pelo governador Gladson Cameli. Cerca de 130 mil pessoas foram afetadas com a cheia, que tem causado muitos transtornos e prejuízos desde o início do ano.

O decreto cita uma série de adversidades que o Acre vem enfrentando, como o agravamento dos casos de covid-19, com aumento no número de óbitos e sobrecarga do sistema público de saúde. Além disso, o governo estadual estima que a dengue seja responsável por 80% da demanda nas unidades de pronto atendimento de Rio Branco, chegando a 8,6 mil casos suspeitos.

Além da capital, Rio Branco, a medida é válida para Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá. Alguns desses municípios têm registrado inundações históricas, com milhares de famílias desabrigadas.

No momento, o governo apontou um recuo nas cheias dos rios em nove municípios. O único que ainda tem ritmo de cheia é o rio Iaco, em Sena Madureira.

Com a oficialização do decreto de calamidade pública, o estado reconhece a necessidade de ajuda financeira do governo federal para o enfrentamento da crise.

Nesta quarta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro deve visitar o Acre e verificar a situação in loco.
Geral Brasília Maíra Heinen Acre calamidade pública Enchentes Cheias terça-feira, 23 Fevereiro, 2021 – 15:49 91:00

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax