Destaques

Postos terão que detalhar preços reais e promocionais de combustíveis

Os postos de combustíveis agora são obrigados a divulgar os preços reais e promocionais dos produtos veiculares de todo o país.A medida foi publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial, em decreto presidencial.
Além disso, os estabelecimentos deverão detalhar a composição do valor do litro: deixar em painel a informação de preço médio da refinaria, o valor de cada imposto como ICMS e impostos federais: CIDE, contribuição para PIS e Cofins.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro havia anunciado, em live, o decreto e disse esperar que o Congresso aprove a medida.
A norma ainda determina que, no caso de descontos nos preços, para quem usa aplicativo de fidelização, o consumidor deve ter a informação referente ao preço real do combustível, o preço promocional e o valor do desconto, em real ou porcentagem.
No caso dos aplicativos que geram devolução de dinheiro ao consumidor, o valor e a forma como vai ser devolvido devem ser informados de forma clara e legível.
A medida já está valendo e foi elaborada pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça.
Segundo a Petrobras, 32% do preço da gasolina nas bombas, por exemplo, é referente ao valor nas refinarias; 28% é de ICMS, imposto estadual; 14% é de impostos como CIDE, PIS e Cofins; mais 14% do valor é referente ao etanol para mistura obrigatória e 12%, o preço de revenda e distribuição.
Depois de anunciada a troca no comando da Petrobras, as ações da estatal caíram, nesta terça, em mais de 25%, na Bovespa.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax