Destaques

Projeto monitora casos de covid em animais de estimação

Com o aumento de casos de coronavírus no Brasil, a preocupação com os animais de estimação também cresce. Será que esses bichinhos podem pegar a Covid? Eles apresentam sintomas? Podem transmitir a doença para os humanos? Essas perguntas são comuns para os donos de pets; e, depois de algumas pesquisas, as respostas estão cada vez mais claras. 
O professor David Soeiro, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Minas Gerais, explica que os animais quase sempre se apresentam assintomáticos, quando contraem a doença. E o mais importante: a Covid em animais de estimação não representa risco nenhum para os humanos.
David coordena um projeto em Belo Horizonte que monitora os casos de coronavírus em animais. Essa pesquisa é financiada, em todo Brasil, pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde, e acompanha os bichinhos cujas famílias tenham tido Covid e que se apresentam como voluntários para esse monitoramento.
No Brasil, já foram identificados 11 animais com o coronavírus e notificados aos órgãos oficiais, como Ministério da Agricultura e a OMS Animal. O mais recente foi um boxer, na cidade de Belo Horizonte. Os demais foram registrados em Cuiabá, no Mato Grosso; em Curitiba, no Paraná: em Recife, Pernambuco; e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Em todas essas cidades, o projeto segue em busca de voluntários. Então, se você está com Covid e tem um animal em casa, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] .

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax