Aprovado leilão de frequências do 5G pela Anatel
O edital para o leilão de frequências do 5G foi aprovado pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e agora segue para o TCU – Tribunal de Contas da União, que vai analisar o preço dos lances dos blocos que serão leiloados. Para que o leilão aconteça ainda no primeiro semestre, é preciso que essa avaliação aconteça em até 50 dias.
Durante coletiva na manhã desta sexta-feira (26), o ministro das Comunicações, Fabio Faria, afirmou que o 5G é um marco para o desenvolvimento do país, especialmente para as empresas e indústrias que podem usar a nova tecnologia para melhorar sua produtividade e performance.
Para ele, conectar a cadeia produtiva é um grande ganho e deve impactar positivamente na economia. O 5G é a 5ª geração das redes de comunicação móvel e promete velocidade até 20 vezes superior ao 4G, com maior consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual.
O edital oferece quatro frequências. As empresas compram o direito de usá-las para oferecer seus serviços. Como não se trata de um leilão arrecadatório, parte do valor será usada para levar internet para áreas sem conexão, como cidades pequenas e rodovias, por exemplo.
A expectativa é que a tecnologia chegue para os usuários de telefonia móvel das grandes cidades até final de julho de 2022.