Com alta de casos, Bahia estende medidas restritivas até quarta-feira
Na Bahia, medidas restritivas foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (3). A alta ocupação de leitos de UTIs preocupa as autoridades locais. Só nesse domingo (28), a fila de espera por um leito era de 190 pessoas e nos últimos três dias foram registradas 320 mortes pela doença. Para o governador Rui Costa, esta é a pior situação desde o início da pandemia da covid-19 no estado.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou a abertura de novas unidades de atendimento na capital, mas lembra que, no momento, não adianta apenas abrir leitos.
Por conta do agravamento, as medidas restritivas estabelecidas na última semana foram prorrogadas até às 5 horas da manhã de quarta-feira. Será permitido somente o funcionamento dos serviços essenciais, em especial as atividades relacionadas a saúde e alimentação, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos.
Bares e restaurantes só podem funcionar com portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio até meia-noite.
Depois de quarta-feira, o decreto institui que até o dia 8 de março, restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, permitidos os serviços de delivery até meia noite. A comercialização de bebidas alcoólicas foi liberada.
Até 8 de março também ficam proibidos eventos e atividades, em todo o Estado da Bahia, independentemente do número de participantes e academias. As cirurgias eletivas também estão suspensas.