Destaques

Fiocruz encontra amostras do novo coronavírus no esgoto de Niterói

Apoie o PlanetaOsasco

Em quase um ano de monitoramento, o projeto da Fiocruz de vigilância do novo coronavírus em esgotos de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, detectou o vírus em 100% das amostras recolhidas  na última semana de 2020. A equipe analisou mais de 400 amostras de esgoto desde abril, produzindo mapeamento da transmissão do SARS-CoV-2 na cidade.
A iniciativa, em parceria com a prefeitura e a concessionária Águas de Niterói, mapeia a transmissão do vírus, contribuindo para ações de saúde pública e medidas de prevenção mais rápidas.
Em abril, primeiro mês de monitoramento, apenas 42% das amostras foram positivas. Já de maio a junho, quando ocorreu o primeiro pico da covid-19, a taxa de positividade ficou acima de 90%, alcançando 100% em algumas semanas. O índice caiu a partir de julho, chegando a 50% no começo do agosto. Na última semana daquele mês, no entanto, com o relaxamento das medidas de distanciamento social, o índice voltou a subir e o vírus foi encontrado em 75% das amostras. Em novembro, durante o segundo pico de casos, a pesquisa voltou a detectar o novo coronavírus entre 90% e 100% das amostras.
Desde dezembro, os wp-signup.phps de casos e mortes e a taxa de ocupação de leitos hospitalares por Covid-19 vêm caindo em Niterói. Porém, a detecção do coronavírus no esgoto permanece em patamares elevados. Na última semana do ano passado, a carga viral média foi a segunda maior registrada desde o início do levantamento. Em janeiro, o patógeno foi encontrado em 80% a 90% dos pontos pesquisados.
O monitoramento tem como base a eliminação do coronavírus nas fezes das pessoas infectadas, o que faz com que o patógeno possa ser encontrado no esgoto. Além de verificar a presença ou ausência do vírus em tubulações e estações de tratamento de esgoto, os pesquisadores analisam a quantidade de material genético viral presente nas amostras.
Os dados são utilizados para produzir mapas de calor, caracterizando a transmissão nas diferentes regiões da cidade.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax