Bolsonaro inaugura trecho da Ferrovia Norte-Sul em Goiás
A empresa Rumo entregou, nesta quinta-feira (4), 172 quilômetros de ferrovia que liga a cidade de São Simão, em Goiás, a Estrela D’Oeste, em São Paulo. O trecho faz parte da Ferrovia Norte-Sul e está concedido desde 2019 à iniciativa privada, que investiu R$ 711 milhões na obra.
O presidente Jair Bolsonaro participou da inauguração, que marcou o início da operação do corredor ferroviário ligando o estado de Goiás ao Porto de Santos, por meio da conexão entre as malhas da Ferrovia Norte-Sul e a Malha Paulista. Bolsonaro destacou o papel do governo de viabilizar obras de infraestrutura.
A expectativa do governo é que os 1.537 quilômetros da concessão da Malha Central da ferrovia, entre Porto Nacional, em Tocantins, e Estrela d’Oeste, em São Paulo, estejam totalmente operacionais até o fim de julho.
O objetivo do governo federal é aumentar a participação do transporte ferroviário de 15% para 35% na matriz nacional de transporte nos próximos anos.
Diante do avanço da pandemia de Covid-19, que, esta semana, registrou recordes seguidos de mortes por dia, Jair Bolsonaro disse que o governo tem interesse em comprar vacinas seguras.
Pelo menos 36 milhões de doses de vacinas devem ser entregues este mês: 15 milhões da Fiocruz e 21 milhões de doses do Instituto Butantan.