Destaques

Desemprego em 2020 bateu recorde em 20 estados

Apoie o PlanetaOsasco

O Brasil fechou 2020 com uma taxa de desocupação recorde em 20 estados. O dado faz parte da Pnad Continua Trimestral, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência regional acompanhou a média nacional de desemprego, que subiu de 11,9% em 2019, para 13,5% no ano passado – maior patamar desde o início da série histórica da pesquisa em 2012. Os resultados, segundo o IBGE, refletem os efeitos da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho.
As maiores taxas de desocupação em 2020 foram observadas na Bahia, em Alagoas, Sergipe e no Rio de Janeiro; as menores em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
No intervalo de um ano, o Brasil perdeu mais de 7 milhões de postos de trabalho e, com isso, pela primeira vez, o contingente ocupado em todo o país não alcançou metade da população apta a trabalhar.
Em 15 estados, o nível de ocupação ficou abaixo dos 50%, com destaque para Alagoas, que registrou a menor taxa: 35,9%. Além disso, o Rio de Janeiro foi o único estado fora das regiões Norte e Nordeste onde o total ocupado não alcançou 50%.
De acordo com  a analista do IBGE, Adriana Beringuy, a queda na ocupação foi disseminada entre todos os trabalhadores.
Os informais – sem carteira assinada, empregadores sem CNPJ e os que trabalham por conta própria – foram os primeiros a sentir os efeitos da pandemia. A informalidade no país saiu de 38,7% em 2019 para 41,1% em 2020.
Já na passagem do terceiro para o quarto trimestre do ano passado, a taxa de desemprego recuou de 14,6% para 13,9%. Entre os estados, apenas cinco registraram queda nessa base de comparação: Minas Gerias, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e Roraima.
Ainda segundo o IBGE, no último trimestre de 2020, a taxa de desemprego foi maior entre as mulheres. Pretos e pardos também engrossaram o contingente dos mais atingidos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax