Destaques

Câmara conclui votação da PEC Emergencial em 1º turno

Apoie o PlanetaOsasco

A Câmara dos Deputados concluiu a votação da PEC Emergencial em 1º turno mantendo as medidas de contenção de despesas para o funcionalismo público. Porém, foi realizado um acordo com o governo para aprovação, durante a votação do 2º turno, marcada para esta quinta-feira (11), de um destaque para retirar do texto a proibição de promoção funcional ou progressão de carreira para servidor ou empregado público, mesmo que as despesas correntes alcancem os 95% do previsto no Teto de Gastos.
O acordo foi feito entre o governo e a maioria dos partidos da base governista para evitar a aprovação de um destaque do Partido dos Trabalhadores que pretendia retirar as restrições colocadas pela PEC aos estados e municípios, referentes aos gastos com pessoal.
A Proposta de Emenda à Constituição, além do ajuste fiscal, permite ao governo federal pagar um novo auxílio emergencial em 2021 com R$44 bilhões por fora do teto de gastos, que limita as despesas da União. Se quiser pagar mais, o governo terá que encontrar recursos dentro do teto.
O vice-presidente da Câmara, o deputado Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, defendeu o pagamento do auxílio emergencial com ajuste fiscal.
Já a maior parte da oposição foi contra congelar salários e aumentar as restrições aos gastos como compensação para o novo auxílio. O líder do PSOL, deputado Marcelo Freixo, do Rio de Janeiro, queria retirar parte do funcionalismo das regras impostas pela PEC.
O único destaque aprovado no plenário foi o apresentado pelo PDT, que retirou a desvinculação dos recursos de fundos públicos. Com isso, os recursos de Fundos existentes, como o Fundeb, que financia a educação, não podem ser destinados para outras áreas, como gostaria o governo. Mas o plenário manteve a permissão para o Executivo usar, até o fim de 2023, o superávit financeiro dos fundos públicos para pagar a dívida pública, com algumas exceções, como os fundos para o desenvolvimento regional e o Fundeb.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax