Destaques

Em comissão no Senado, governadores relatam urgência por vacinas

Apoie o PlanetaOsasco

Urgência na compra de vacinas, articulação nacional para o enfrentamento à pandemia, abertura de novos leitos. As demandas são muitas e foram apresentadas de forma parecida pelos governadores que participaram, nesta quinta-feira (11), da Comissão da Covid-19 no Senado.
A reunião ouviu os relatos das autoridades sobre as dificuldades enfrentadas no combate à pandemia e também quanto à vacinação. Todos destacaram o colapso nos sistemas de saúde.
Diante do cenário caótico nos hospitais e filas de espera por UTIs em praticamente todas as unidades da Federação, a busca pelos imunizantes é desesperada, como destacou o governador da Bahia, Rui Costa.
Além da corrida pelas vacinas, há vários outros gargalos apontados pelos governadores, como a dificuldade de abertura de novos leitos habilitados pelo Ministério da Saúde.
O problema é intensificado por fatores como a rapidez de contágio das novas variantes, a carência de pessoas habilitadas para trabalhar, a falta de insumos hospitalares ou mesmo o alto preço dos medicamentos e aparelhos usados nas unidades de saúde.
Para Wellington Dias, governador do Piauí, o país precisa também aumentar os esforços internacionais para a compra de vacinas.
Segundo ele, é importante estabelecer mais diálogos com outras nações para compra de vacinas levando em conta a realidade do Brasil, que agora é considerado o centro da pandemia.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participou rapidamente da reunião, quando entregou ao presidente da Comissão, Confúcio Moura, a resposta do Ministério da Saúde a um ofício em que questiona qual o atual cronograma da vacina e quais os obstáculos e dificuldades para a imunização de toda a população.
Participaram da comissão nesta quinta-feira os governadores Wellington Dias, do Piauí; Wilson Lima, do Amazonas; Carlos Moisés, de Santa Catarina; Rui Costa, da Bahia; e Camilo Santana, do Ceará.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax