Destaques

Representante do MS pede respeito ao cronograma do plano de imunização

Apoie o PlanetaOsasco

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, fez um apelo para que as equipes responsáveis pela vacinação contra covid-19 respeitem o cronograma definido pela pasta. A ordem dos grupos prioritários foi anunciada em dezembro, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Franco destacou o risco de faltar dose para quem mais precisa nas cidades que não cumprem o plano.
Até agora, a pasta já contratou 424,9 milhões de doses de vacinas, sendo 112,4 milhões de Oxford/AstraZeneca, que serão importados pela Fiocruz do Instituto Serum, da Índia, até julho, e outros 110 milhões de doses fabricadas pela Fiocruz no 2º semestre.
O ministério comprou 100 milhões de doses da CoronaVac, da chinesa Sinovac, que o Instituto Butantan vai entregar até setembro; mais 30 milhões previstas para o último trimestre do ano. Outros 42,5 milhões de doses devem chegar por meio do consórcio internacional Covax Facility, que já conta com as vacinas da Janssen e de Oxford.
A farmacêutica Precisa vai entregar 20 milhões de doses da Covaxin, fabricada pela indiana Barath Biotech e a União Química vai fornecer 10 milhões de doses da Sputnik V, produzida pelo instituto russo Gamaleya. O ministério negocia, ainda, mais 168 milhões de doses, sendo 100 milhões da Pfizer/BioNTech, 38 milhões da Janssen e 30 milhões de doses da Moderna.
As doses já contratadas seriam suficientes para vacinar todos os brasileiros e ainda garantir reserva para iniciar uma 2ª rodada de vacinação, no ano que vem. Por enquanto, gestantes e menores de idade não devem ser imunizados, porque ainda é preciso estudar a segurança da vacina para eles. E o secretário-executivo Élcio Franco espera vacinar todos os brasileiros adultos ainda este ano.
O governo federal deve emitir a partir desta segunda-feira (15) ordens de pagamento para contratar 7.166 leitos de UTI destinados a atender pacientes com covid em todo o país. São 7.106 para adultos e 60 leitos de UTI pediátrica. O objetivo é ajudar os estados e municípios que passam por colapso nos sistemas de saúde.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax