Covid-19: Prefeitura do Rio registra mais 1.600 autuações
No primeiro final de semana após a renovação das medidas restritivas de combate à covid-19 na cidade do Rio, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) registrou 1.698 autuações, entre multas e interdições de estabelecimentos.
O balanço mais recente, indica que nos últimos dois dias foram aplicadas 44 multas a bares e restaurantes. Outros 97 estabelecimentos foram interditados por descumprirem as regras adotadas para conter a pandemia. Além de aglomerações, as ações abrangeram o uso de máscaras, infrações de trânsito, reboques, encerramento de feiras e apreensões de mercadorias de ambulantes.
Somente no domingo, foram 867 autuações, 27 multas e 39 interdições. As fiscalizações foram realizadas pela Seop, com apoio da Guarda Municipal do Instituto de Vigilância Sanitária, e também da Polícia Militar.
As equipes percorreram diversos pontos da capital fluminense, da Zona Sul até Campo Grande, na Zona Oeste, atuando em locais com altos índices de pessoas reunidas e registros de denúncias na central da Prefeitura.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, destacou que, mesmo com índices preocupantes relacionados ao coronavírus, como, por exemplo, o aumento no número de casos de novas variantes, ainda existe uma parcela da população que insiste em descumprir as medidas impostas no decreto.
As novas regras, que começaram a valer a meia noite da última sexta-feira, permitiram, entre outros pontos, que os quiosques das praias voltassem a funcionar. Os ambulantes também ficaram autorizados a trabalhar até as cinco da tarde. Os bares e restaurantes ganharam permissão de abertura até mais tarde, as nove da noite. As medidas valem até o próximo dia 22, quando o panorama da cidade será mais uma vez avaliado, para verificar se a tendência de melhora nos números se mantém.