Destaques

Pesquisa revela consequências da guerra da Síria na juventude do país

Apoie o PlanetaOsasco

15 de março de 2011. Há exatamente 10 anos teve início uma das guerras mais devastadoras da atualidade, a guerra da Síria, que já deixou centenas de milhares de mortos, dezenas de milhares de desaparecidos e milhões de desabrigados.
Na tentativa de mostrar ao mundo o impacto dessa guerra, o Comitê da Cruz Vermelha Internacional fez uma pesquisa com 1.400 sírios de 18 a 25 anos que vivem no Líbano, na Alemanha e na própria Síria. O objetivo do levantamento é conhecer as consequências do conflito para a juventude do país.
Com fotos de vilas e ruas totalmente destruídas, e relatos em primeira pessoa sobre o sofrimento da guerra, o relatório da Cruz Vermelha reforça o custo humano do conflito.
A pesquisa mostra que 47% dos jovens entrevistados perderam um familiar próximo ou amigo morto no conflito. 62% precisaram fugir de casa e 57% perderam anos de escolaridade ou mesmo abandonaram os estudos.
A jovem síria de 17 anos, Sarah Abonabot veio para o Brasil com o pai quando tinha 10 anos. Ela conta que a família teve uma loja de roupas destruída pelo conflito, o que os levou a sair do país.
O conflito da Síria começou com uma série de protestos contra o governo, na onda das revoltas que abalaram a região, conhecidas como Primavera Árabe. O professor de Relações Internacionais e Economia do Ibmec, Alexandre Pires, explica que a Síria concentra tanto um conflito regional como também é o palco de um conflito maior, envolvendo as potências mundiais.
Os 10 anos de guerra na Síria revela, segundo o especialista, que as principais economias do planeta não foram capazes de resolver suas diferenças pela negociação.
A pesquisa da Cruz Vermelha mostra ainda que a juventude Síria que viveu o conflito durante a infância ou adolescência tem dificuldade para sobreviver. 3 em cada 4 jovens entrevistados que ainda vivem no país dizem lutar para atender apenas às necessidades básicas. No Líbano, mais de 2/3 desses jovens não têm fontes de renda.
Apesar das dificuldades, 70% revelam que se consideram otimistas quanto ao futuro e a mesma proporção tem nos amigos a grande fonte de felicidade.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax