Destaques

IGP-10 sobe 2,99% neste mês de março

Apoie o PlanetaOsasco

O Índice Geral de Preços – 10, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 2,99% neste mês de março, avanço semelhante ao registrado em fevereiro, quando o aumento nos preços ficou em de 2,97%. Com o resultado divulgado nesta terça-feira (16), o indicador já acumula alta de 7,47% este ano e de 31,16% em 12 meses.
A variação agora também é bastante superior à verificada em março do ano passado, quando o IGP-10 avançou 0,64%, com acumulo de 6,59% em 12 meses.
De acordo com os pesquisadores da FGV, o aumento expressivo se deve principalmente aos reajustes dos combustíveis, que têm contribuído de forma significativa para a inflação tanto para os produtores, quanto para o consumidor final.
O IGP-10 calcula a variação nos preços entre o dia 10 do mês anterior e o dia 11 do mês corrente e portanto está refletindo a inflação de meados de fevereiro para cá.
Ele é composto por três subíndices e todos tiveram altas consideráveis neste período. O Índice de Preços ao Produtor Amplo subiu 3,69%, ligeiramente abaixo dos 3,90% medidos em fevereiro. Já o Índice de Preços ao Consumidor apresentou avanço de 0,71%, acima da taxa de 0,35% verificada no mês anterior. Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção subiu 1,96% em março, também acima da última medição, que havia ficado em 0,98%.
O IGP-10 mede a inflação nos preços, desde matérias-primas agrícolas e industriais, até bens e serviços finais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax