Bid libera R$ 500 milhões para medidas de preservação da Amazônia
As ações de combate ao desmatamento e de promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia vão contar agora com um fundo de investimentos financiado pelo BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O lançamento foi nesta quinta-feira durante a Reunião Anual do Conselho de Governadores do Banco, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
Chamado de Fundo para o Desenvolvimento Sustentável da Bioeconomia da Amazônia, ele será destinado aos oito países que integram a OTCA, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
Jair Bolsonaro comentou que, nos últimos seis meses, houve uma queda de 20% em alertas de desmatamento florestal, o que representa mil quilômetros quadrados de mata que deixaram de ser destruídos. O presidente também falou sobre o novo aliado no combate ao desmatamento na região, o satélite Amazônia 1.
Na reunião com o BID, foi apresentado ainda o programa Adote um Parque, para as unidades de conservação federais, por meio de parcerias com pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do exterior.