Moradores de 64 cidades do Rio de Janeiro ficam sem água
Moradores dos 64 municípios abastecidos pela Cedae (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Rio de Janeiro) amanheceram esta sexta-feira sem água. A companhia parou a captação de água do Rio Guandu na noite passada, depois de receber muitas reclamações de que a água estava com gosto de terra e coloração amarelada. Segundo a Cedae, o sistema foi religado na manhã desta sexta-feira, com duas horas depois do previsto, e o abastecimento deve voltar ao normal em até 48 horas.
Em nota, a Cedae admitiu que a proliferação de algas responsáveis pela concentração de geosmina vem aumentando nos últimos dias e que a abertura das comportas próxima da estação de captação para o escoamento com maior volume e velocidade da água da lagoa foi a solução mais rápida para conter o avanço da substância.
Ainda na nota, a Cedae atribui o avanço da geosmina à água parada, presença de nutrientes e luz solar, mas diz que os níveis encontrados na água não trazem risco à saúde dos consumidores.
A empresa apontou que o edital da obra de proteção da tomada d’água, para a solução definitiva do problema, será publicado em até 30 dias. Enquanto isso, a companhia segue aplicando carvão ativado e, nos próximos 10 dias, vai instalar um equipamento para bombear a água do Rio Guandu diretamente para a lagoa.