Fiocruz alerta para a alta de infecções em decorrência da covid-19
Quinze dos 27 estados brasileiros, e também o Distrito Federal, apresentam tendência de crescimento no número de casos e óbitos por síndrome respiratória aguda, em decorrência da covid-19. E em sete deles, além do DF, a probabilidade disso acontecer é superior a 95%: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Tocantins. Apenas Amazonas e Pará devem apresentar queda nos casos, e o restante deve se manter estável.
Já a análise por macrorregiões mostra que 23 dos 27 estados tem ao menos uma zona com sinal de crescimento. As exceções são o Acre, Amapá, Roraima e Paraná. O panorama é do Boletim InfoGripe realizado pela Fiocruz, e faz uma projeção para as próximas seis semanas, baseada na curva de casos das últimas seis semanas.
Somente entre os dias 7 e 13 de março, mais de 30.400 novos casos foram notificados em todo o país. Entre aqueles que já deram positivo para algum tipo de vírus, 88% foi para covid-19. Mas a maioria ainda aguarda resultado. O número é um pouco menor do que os cerca de 31.500 registrados na semana anterior. No entanto, um mês antes, os casos somaram cerca de 23.300, 23% a menos.Já ao longo deste ano, mais de 177 mil pessoas tiveram síndrome respiratória aguda no país, com cerca de 34.200 mortes. E quase 99% dos óbitos, e 95,5% dos casos comprovadamente causados por algum vírus respiratório, foram em decorrência da covid.
BOLETIM DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ALERTA: É DE ALTA A TENDÊNCIA DE AVANÇO DE INFECÇÕES POR COVID EM QUASE TODO O BRASIL./