Destaques

Antecipação de feriados na capital de SP é criticada pelo governador

Apoie o PlanetaOsasco

A decisão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, de antecipar feriados e criar um mega feriado a partir da próxima semana na cidade foi classificada pelo governador do estado, João Dória, como falta de bom senso. Apesar da crítica de que faltou diálogo, a decisão foi anunciada na presença do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.
A medida também gerou preocupação entre os prefeitos da baixada santista, no litoral do estado. O receio é que os dez dias de folga, sem medidas mais duras que impeçam a circulação das pessoas, os moradores da capital aproveitem para viajar. O prefeito de Santos, Rogério Santos, fez um apelo para que as pessoas não façam isso.
Para tentar inibir os deslocamentos, as cidades da baixada santista estão instalando bloqueios nas praias e reforçando a fiscalização para impedir o acesso à areia e calçadões.
O governo do estado também atendeu ao pedido dos prefeitos e suspendeu a chamada operação descida, medida que aumenta o número de faixas de trânsito nas estradas que levam ao litoral.
Já os prefeitos da região metropolitana da capital pediram ao governo para implantar um lockdwon, o chamado bloqueio total. O porta-voz foi o prefeito de Santo André e presidente do consórcio dos municípios do ABC, Paulo Serra.
O índice de ocupação de leitos de UTI da região metropolitana chegou a 91% nessa sexta-feira e várias cidades já não contam mais com leito disponível. Mas quando se fala em lockdwon, o governo do estado empurra de volta, para os municípios, a decisão de adotar medidas mais rigorosas. O vice-governador, Rodrigo Garcia, do Democratas, chegou a dizer que São Paulo já vive algo equivalente a um lockdown.
Só que em regime de lockdown, como os que foram adotados em países da Europa ou mesmo em Araraquara, no interior de São Paulo, as pessoas chegam a ser proibidas de circular pelas ruas sem justificativa.
O prefeito de São Paulo rebateu a crítica do governador. Bruno Covas esteve nessa sexta-feira internado no hospital sírio libanês para uma sessão de quimioterapia. Em nota, ele disse que o que falta é o senso de urgência.
Covas tem repetido que é impossível implantar um lockdown isoladamente, porque a região metropolitana é complexa e as prefeituras não tem condições de fiscalizar a medida apenas com as guardas municipais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax