Índice de Confiança do Comércio cai 18,5 pontos em março
O Índice de Confiança do Comércio medido pela Fundação Getúlio Vargas caiu 18,5 pontos em março e passou de 91,0 para 72,5 pontos, o menor valor desde maio do ano passado. Na comparação com março de 2020, a queda também foi significativa e se aproximou de 14 pontos.
De acordo com os especialistas da FGV, o resultado fortemente negativo foi influenciado tanto pela queda no volume corrente de vendas, quanto pela piora das expectativas em relação aos próximos meses. Na visão dos empresários do setor o cenário de desânimo se deve ao aumento dos casos e de óbitos causados pela pandemia de covid-19, associado à lentidão da vacinação e às novas medidas restritivas em diversos estados.
Este mês, a confiança caiu em todos os seis principais segmentos do Comércio. O Índice de Situação Atual, que mede a percepção dos empresários com relação ao momento presente, recuou 10,6 pontos, chegando a 75,9 pontos. Já o Índice de Expectativas, que se refere às projeções para o futuro próximo, despencou 25,7 pontos para 70,2 pontos. Em ambos os casos, esses também são os menores resultados desde maio de 2020.