Destaques

Ilhas Cagarras ganha título de ponto de esperança para os oceanos

As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno, no Rio de Janeiro, ganharam o título de Hope Spot, ou Ponto de Esperança para os oceanos no litoral do Brasil. Esse é o segundo Hope Spot do país, nomeado pela Mission Blue, uma organização internacional que apoia ações de preservação marinha.
Para conceder o título a Mission Blue considerou que embora localizadas em uma área metropolitana – a cerca cinco quilômetros da praia de Ipanema – as Ilhas Cagarras têm servido como um exemplo de resistência do ecossistema, e permanecem como um farol de esperança para a biodiversidade, abrigando várias espécies exclusivas dessa região e servindo como berçário e área de alimentação para muitas outras.
Desde 2010, as Ilhas foram consideradas Monumento Natural Federal e constituem a primeira Área de Proteção Marinha do Rio de Janeiro.A indicação da área para ser mais um “ponto de esperança” no país foi realizada pelo projetos Ilhas do Rio e Verde Mar.
Com a nomeação, além do reconhecimento da área como de alta relevância para conservação marinha no mundo, um Hope Spot ainda faz parte de larga rede de colaboração e pode ser apoiado em diversas frentes.
O ambientalista Sergio Ricardo, do Movimento Baía Viva, espera que a nomeação das Cagarras possa estimular novas políticas de proteção aos oceanos no país.
As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno se juntaram a aproximadamente outros 130 Pontos de Esperança já nomeados no mundo todo, incluindo as Ilhas Galápagos e a Grande Barreira de Corais na Austrália.
Aqui no Brasil, o Banco de Abrolhos, a cerca de 65 quilômetros do litoral sul da Bahia, também é mais um Ponto de Esperança para a preservação dos oceanos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax