Destaques

Número de brasileiros endividados bate recorde histórico em abril

O número de famílias endividadas no país registrou alta pelo quinto mês consecutivo, alcançando, em abril, 67,5%, o que representa um recorde histórico. O aumento ficou em 0,2 ponto percentual se comparado com o mês anterior e, 0,9, no confronto com igual período do ano passado. 
Os dados são da Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada, nesta terça-feira (4), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para a CNC, o resultado já era esperado, considerando os impactos da pandemia de covid-19 sobre a renda dos consumidores.
Apesar da alta no endividamento, a pesquisa aponta queda na inadimplência pelo oitavo mês consecutivo. Os endividados que informaram contas em atraso somaram 24,2% em abril, abaixo dos 24,4% registrados em março.
A mesma tendência foi observada no número de famílias endividadas sem condição de quitar dívidas. Elas representaram 10,4% dos pesquisados na edição de abril, índice ligeiramente abaixo do registrado no mês anterior e no quarto mês de 2020.
A economista da CNC, Izis Ferreira, responsável pela pesquisa, cita as incertezas relacionadas à crise provocada pelo novo coronavírus e ao mercado de trabalho, bem como a retomada do auxílio emergencial em menor valor, como fatores que contribuíram para o resultado de abril. 
A pesquisa da CNC indica que o cartão de crédito segue como principal vilão do endividamento. A modalidade foi cotada por 80,9% das famílias com dívidas, um novo recorde. Em segundo lugar aparece o cheque especial, seguido do crédito consignado.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax