Destaques

Patrocinador de evento cultural pode pedir dedução de doação no IRPF

Artistas, produtores ou instituições que atuam com eventos culturais podem captar recursos por meio de apoio de empresas e pessoas físicas. E o patrocinador ainda pode fazer o abatimento da ajuda no Imposto de Renda. Essa ação está prevista na Lei de Incentivo à Cultura do governo federal.
Para pessoas jurídicas, a doação pode ser de até 4% do imposto sobre o lucro real. Já as empresas que são tributadas pelo Simples Nacional ou pelo lucro presumido não podem fazer esse tipo de doação. Para pessoas físicas que fazem a declaração de Imposto de Renda completa, o limite de doação é de 6%, como detalha a contadora Érica Jardim.
No Distrito Federal, produtores e gestores culturais lançaram a plataforma Valeu.art, com o objetivo de aproximar artistas de pessoas e empresas que queiram contribuir com a produção cultural de Brasília. A ação é independente e tem a chancela da Lei de Incentivo à Cultura. 
Para quem gosta de boa música e já pensa em contribuir com artistas de sua cidade, ainda tem shows da banda Olodum, de Salvador; do Quinteto Violado, do Recife; Orquestra Marafreboi e do Grupo Choro Livre, ambos de Brasília.
A contadora Érica Jardim explica que os interessados podem contribuir com os projetos durante o ano inteiro. As instituições artísticas beneficiadas precisam estar regulamentadas e enviar o recibo ao contribuinte para que ele possa usar na declaração de Imposto de Renda.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo