Destaques

Semana começa com novos lotes de vacinas disponíveis contra covid-19

Na manhã dessa segunda-feira (10), o Instituto Butantan entregou, ao Ministério da Saúde, um lote de 2 milhões de doses da CoronaVac. De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, mais um milhão de doses serão entregues pelo Instituto na quarta-feira (12). 
Também nessa segunda, o Ministério da Saúde começou a distribuir um lote de 1,12 milhão de doses da vacina do laboratório Pfizer/BioNTech. Essas doses são destinadas à primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas; e pessoas com deficiência; e vão ser distribuídas, proporcionalmente, nas 27 capitais brasileiras. Isso porque este imunizante precisa ser conservado em temperaturas muito baixas, entre 60 e 90 graus negativos, e não há equipamentos de refrigeração desse porte no interior do país.

Quem já tomou a primeira dose precisa receber a segunda dose do mesmo laboratório. Mas, quem ainda não começou a imunização, e está sendo chamado para se vacinar, não pode escolher o imunizante de sua preferência. Segundo a Anvisa, todas as vacinas disponíveis no Brasil passaram por aprovação e são seguras. Com a veiculação de suspeitas sobre efeitos colaterais, há pessoas que esperam para se vacinar com o laboratório de sua preferência. Para evitar essa situação, e não atrasar a vacinação, o Distrito Federal está veiculando uma campanha orientando a população.
A vacinação contra a covid-19 no Brasil começou no dia 18 de janeiro. De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde, até o momento, já foram distribuídas ao SUS quase 75,6 milhões de doses. E mais de 46,8 milhões doses já foram aplicadas na população.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo