Produção industrial cai em nove de 15 locais pesquisados pelo IBGE
A produção industrial caiu em nove dos 15 locais pesquisados pelo IBGE na passagem de fevereiro para março deste ano. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta terça-feira (11), mostram que as maiores quedas foram registradas no Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. Ainda na comparação com fevereiro, a produção nacional em março teve redução de 2,4%.
O recuo no Ceará foi o mais intenso desde abril de 2020, quando o indicador ficou em -35,2%. Na Bahia, foi registrada a terceira taxa negativa seguida. A perda acumulada é de 22,6%. Os setores de couros, artigos para viagens, calçados e bebidas foram responsáveis pela queda nesses dois estados.
De acordo com o IBGE, o agravamento da pandemia da covid-19 no país levou os estados a adotarem medidas restritivas para conter o avanço do vírus. Também tiveram quedas maiores do que a média nacional o Rio de Janeiro, a Região Nordeste e Pernambuco.
Já o Amazonas teve o maior crescimento no mês, de 7,8%, após três meses com resultados negativos e perda acumulada de 16,6%.