DF:Disque 125 recebe denuncias de ações contra crianças e adolescentes
O novo canal de denúncias de violação dos direitos de crianças e adolescentes do Distrito Federal já está disponível por meio do telefone 125. O serviço foi lançado para proteger esse público, prestar orientações e esclarecimentos quanto aos direitos de crianças e adolescentes, além de registrar e monitorar denúncias de abuso sexual e maus tratos. A ligação é de graça.
A linha também servirá para atendimento ao público que busca por informações e ações dos conselhos tutelares no plantão.
A iniciativa é da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cisdeca, da Secretaria de Justiça e Cidadania.
Além do telefone 125, denúncias também podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
O atendimento é 24 horas, incluindo finais de semana e feriados. Já para as unidades presenciais, o funcionamento vai de 12h às 17h.
No dia 18 de maio, terça-feira, a Secretaria de Justiça e Cidadania, Sejus, vai lançar o folder informativo “O caminho da prevenção”, que aborda questões relacionadas às formas de prevenção da violência contra crianças e adolescentes.
O Disque 100, canal que já existe para denúncias em todo país, continua funcionando normalmente. As demandas referentes ao Distrito Federal devem ser encaminhadas à Sejus.