Prefeitura do Rio espera realizar próximo réveillon e carnaval em 2022
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, projeta realizar a tradicional festa de reveillon na virada deo ano e o carnaval de 2022. Os dois importantes eventos da cidade tiveram as últimas edições canceladas por causa da pandemia de covid-19. Mas isso está atrelado à efetivação do calendário de vacinação, divulgado esta semana, que prevê a imunização de 90% dos adultos, pelo menos com a primeira dose, até o final de outubro.
Até o momento, a cidade do Rio vacinou cerca de 1,7 milhão de pessoas, com a primeira dose, o que corresponde a 26% da população. Mas entre os idosos, a cobertura contra o novo coronavírus já é de 97%.
Ainda em maio, a Prefeitura espera concluir a imunização de todos os adultos com comorbidades e dos grupos prioritários. A partir do próximo dia 31 será iniciada a vacinação por idade, sem nenhum outro requisito, começando pelas mulheres de 59 anos e seguindo com a divisão dos dias por idade e gênero.
No entanto, a capital recorreu ao Supremo Tribunal Federal para poder voltar a vacinar algumas categorias profissionais com prioridade, o que foi vetado pela justiça.
As declarações do prefeito foram dadas durante a apresentação do novo boletim epidemiológico, nesta sexta-feira (14), que mostra melhora nos indicadores de novos casos, óbitos, e procura da rede hospitalar por pacientes Covid. Com isso, agora todas as 33 regiões da cidade estão classificadas como de alto risco para contágio sendo que, na semana passada, 30 delas estavam com risco muito alto.
Ainda assim, somente nas últimas 24 horas, a cidade teve quase 3200 casos confirmados, com cerca de 300 evoluindo para formas graves, além de 139 óbitos registrados.
E apesar da queda, a ocupação hospitalar segue alta com mais de 1300 pessoas internadas, o que representa 87% dos leitos da rede SUS.