Rio de Janeiro tem melhora no risco da pandemia
O estado do Rio de Janeiro está com bandeira laranja, que indica risco moderado de contrair covid-19, na pontuação geral. Houve uma melhora do cenário epidemiológico, com a região norte saindo da bandeira laranja e passando para a amarela, risco baixo; e uma piora na região litorânea, que estava com bandeira laranja e passa para a vermelha.
As informações são da trigésima edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nessa sexta-feira, pela Secretaria de Estado de Saúde.
As Regiões Metropolitanas I, Baía da Ilha Grande, Serrana e Noroeste permanecem com bandeira vermelha. Centro-Sul, Metropolitana II e Médio Paraíba seguem na laranja. A análise compara a semana epidemiológica 17, entre 25 de abril e 1º de maio, com a 15, entre 11 e 17 de abril.
O mapa mostra que o estado do Rio apresentou uma redução de 28% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave caíram 27% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas.
As taxas de ocupação de leitos no estado, nessa sexta-feira, 14 de maio, são 84,8% para leitos de UTI e 61,2% para leitos de enfermaria.
Os resultados apurados para os indicadores apresentados auxiliam a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.