Destaques

Ministro Marcos Pontes visita espaço Sirius, em Campinas

Em alusão ao Dia Internacional da Luz, comemorado nesse domingo, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, visitou, nesta segunda-feira (17), o espaço chamado Sirius, uma fonte de luz especial que revela a estrutura de materiais microscópicos. Acompanhado de cientistas, físicos e engenheiros que responderam perguntas enviadas pelos internautas, Marcos Pontes teve toda a visitação transmitida online.
O Sirius é uma grande estrutura, um prédio de formato arredondado, de 68 mil metros quadrados, que fica instalado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Ele é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O complexo Sirius é considerado uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O projeto é brasileiro e possui, no núcleo, um acelerador de elétrons de última geração. A luz síncrotron é um tipo especial de luz, com radiação eletromagnética muito brilhante e permite a visualização de diversas características da estrutura de moléculas e átomos, elementos invisíveis a olho nu.
Com as possibilidades da luz síncrotron, vai ser possível que cientistas desenvolvam medicamentos, tratamentos para doenças, fertilizantes para agricultura, fontes de energia, entre outros. Também nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou o local.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax