Ministro Marcos Pontes visita espaço Sirius, em Campinas
Em alusão ao Dia Internacional da Luz, comemorado nesse domingo, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, visitou, nesta segunda-feira (17), o espaço chamado Sirius, uma fonte de luz especial que revela a estrutura de materiais microscópicos. Acompanhado de cientistas, físicos e engenheiros que responderam perguntas enviadas pelos internautas, Marcos Pontes teve toda a visitação transmitida online.
O Sirius é uma grande estrutura, um prédio de formato arredondado, de 68 mil metros quadrados, que fica instalado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Ele é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O complexo Sirius é considerado uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O projeto é brasileiro e possui, no núcleo, um acelerador de elétrons de última geração. A luz síncrotron é um tipo especial de luz, com radiação eletromagnética muito brilhante e permite a visualização de diversas características da estrutura de moléculas e átomos, elementos invisíveis a olho nu.
Com as possibilidades da luz síncrotron, vai ser possível que cientistas desenvolvam medicamentos, tratamentos para doenças, fertilizantes para agricultura, fontes de energia, entre outros. Também nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou o local.