Vacinação do DF inclui professores de creches
A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana. Começa nesta terça-feira a imunização das pessoas de 30 a 49 anos com comorbidades. O público esperado é de 40 mil pessoas, que precisam agendar a vacinação pela internet, na página da secretaria.
E, na quinta-feira, começa a vacinação de 10 mil profissionais de educação das creches públicas e particulares. Neste caso, não será preciso agendar. A Secretaria de Educação vai fazer uma lista em cada regional de ensino e encaminhar para a Secretaria de Saúde convocar esses profissionais. O Distrito Federal quer reabrir as creches o mais rápido possível, mas isso só vai ocorrer após os trabalhadores tomarem as duas doses de vacina.
Um levantamento da Secretaria de Saúde do DF mostrou que, na semana passada, todos os pacientes testados estavam infectados com a variante P1, que foi notificada no estado do Amazonas e se espalhou pelo país. Em uma entrevista coletiva nessa segunda-feira, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, alertou para o risco de novas variantes causarem uma terceira onda da pandemia.
Na semana passada, o número de novos casos no Distrito Federal registrou a sexta queda seguida. Já as mortes caíram pela quarta semana consecutiva. Mesmo assim, tanto o número de mortes quanto o de novos casos ainda correspondem a três vezes os registrados no começo de fevereiro. Já o índice de transmissão da covid ficou em 0.88. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 88.
A Secretaria de Saúde acredita que essa trajetória de queda pode ser interrompida, por causa dos novos casos registrados após as reuniões do Dia das Mães. O governo voltou a pedir que as pessoas usem máscara, higienizem as mãos, façam a etiqueta respiratória e mantenham o distanciamento social.