Destaques

Falta de exercício na quarentena fez diferença na saúde das mulheres

Rosimeire de Almeida, de 52 anos, policial civil aposentada, fazia exercícios físicos por recomendação médica, mas parou de ir à academia com o agravamento da pandemia de covid no país. Com isso, começou a sentir diferença na qualidade de vida.
E Rosimeire não está só. Um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) com 34 mulheres entre 50 e 70 anos mostrou que a queda no nível de atividade física imposta pela quarentena causou muitos prejuízos à saúde.
A pesquisa que tinha como objetivo analisar os efeitos de diferentes programas de treinamento físico em voluntários de diversos perfis, acabou mudando com a pandemia. E passou a analisar a saúde das mulheres que já tinham sido chamadas para a primeira pesquisa. Assim, foi possível comparar, por meio de exames de sangue e questionários, como estava a saúde delas antes e durante a pandemia. 
Em 16 semanas de isolamento, os pesquisadores registraram um aumento de 39,8% na taxa de insulina, na média, e aumento no nível de colesterol total de 8%, na média também, o que representa risco de diabetes e problemas cardiovasculares.
Segundo o professor Carlos Bueno Junior da Escola de Educação Física de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a pesquisa deve servir de alerta para necessidade de políticas públicas de promoção de atividades físicas como forma de evitar doenças crônicas.
E a recomendação do professor Carlos Bueno para as pessoas que vão buscar práticas de exercícios físicos em plataformas online é procurar também profissionais para mais orientações, especialmente os idosos e pessoas com limitações físicas.
* Com produção de Dayana Victor.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax