Destaques

Theatro Municipal faz live para centenário de Mercedes Baptista

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro promove, a partir das 19h, uma live em homenagem aos 100 anos de nascimento da bailarina Mercedes Baptista. 
Nascida em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a artista também era apaixonada, além do balé, pelo Carnaval, tendo passado por escolas como Salgueiro e Vila Isabel.
Mas, nem tudo foi alegria na vida da bailarina que sentiu, desde cedo, a discriminação racial em diversos momentos, inclusive no próprio Theatro Municipal quando não foi avisada da última prova prática para ingressar no Corpo de Baile. Segundo historiadores, isso aconteceu pelo simples fato dela ser uma mulher negra. Mas,  Mercedes Baptista descobriu a tempo, participou da seleção e se tornou a primeira bailarina negra do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Durante a live, o professor e pesquisador Paulo Melgaço, autor da biografia de Mercedes Baptista, vai conversar com Wagner Gonçalves, carnavalesco e artista plástico que homenageou a bailarina em 2008 com o enredo “Mercedes Baptista, a cada passo, um passo”, da Escola Acadêmicos do Cubango.
Para Melgaço, Mercedes Baptista deixa um forte legado na luta do negro por um espaço na dança.
A live em homenagem à história, à arte e à luta de Mercedes Baptista pode ser acompanhada a partir das sete da noite, dessa quinta-feira, no Instagram @theatromunicipalrj

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo