Embaixador da China no Brasil confirma liberação de IFA
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, confirmou a liberação de um novo lote da matéria-prima para a retomada da produção de vacinas contra o coronavírus no Brasil. Yang Wanming disse que a China vai liberar o IFA, Insumo Farmacêutico Ativo, suficiente para a produção de 16 milhões de doses da Coronavac e da Vacina AstraZeneca.
O anúncio foi feito após reunião entre o embaixador e com o chamado Fórum dos Governadores. A reunião veio após possíveis atritos diplomáticos entre o Brasil e a China. O governador de São Paulo, João Dória, do PSDB , fez um apelo ao governo chinês.
A China é hoje o maior fornecedor de vacinas em todo o mundo. Até agora, já exportou mais de 380 milhões de doses. O embaixador chinês disse que os laboratórios do país estão pressionados, mas se comprometeu a ajudar a garantir os insumos para o Brasil.
Desde a semana passada, o Instituto Butantan interrompeu a produção da Coronavac a espera da liberação da matéria-prima que estaria pronta esperando a autorização do governo chinês para embarcar. Mas dos 10 mil litros que eram esperados, inicialmente foram confirmados apenas 4 mil. Esse quantitativo caiu para 3 mil litros que devem chegar até o dia 26 de maio. Com a reunião dessa quinta-feira, a expectativa é receber mais 3 mil litros do IFA nos próximos dias.
Já a Fiocruz interrompeu nessa quinta-feira a produção da vacina da AstraZeneca também por falta do IFA. Mas espera duas novas remessas do insumo que devem chegar no próximo final de semana para retomar a produção.
Além da remessa imediata do IFA, os governadores também pediram ajuda ao embaixador para a elaboração de um cronograma de remessa do IFA para garantir o planejamento de vacinas.