Narcotraficante italiano condenado a 30 anos é preso no Brasil
Condenado a 30 anos de prisão pela justiça da Itália, o narcotraficante italiano, Rocco Morabito está preso aqui no Brasil. A ação foi da Polícia Federal, que o encontrou em João Pessoa, capital da Paraíba. Acusado de envolvimento com a ‘Ndrangheta, uma das maiores organizações criminosas do mundo, Rocco era o 2º fugitivo mais procurado pela polícia italiana e a Interpol, polícia internacional.
Segundo o Diretor Geral da Polícia Federal brasileira,Paulo Maiurino, o narcotraficante havia passado por São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba e era o líder da organização envolvida em vários crimes.
A polícia cita registros de atuação de Rocco Morabito com o tráfico de drogas entre Brasil e a Europa, desde os anos de 1990, além do envolvimento com a organização criminosa ‘Ndrangheta e outras organizações brasileiras. Segundo o chefe da Interpol, no Brasil, delegado Bruno Simezima, a Itália espera a extradição de Rocco Morabito há quase 30 anos.
Segundo a PF, o mandado de prisão foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal e cumprido nesta segunda-feira. Rocco Morabito era investigado pela polícia brasileira, desde que fugiu da prisão, no Uruguai, 2019, para o Brasil. Junto com Rocco Morabito, estava outro fugitivo italiano, na lista dos 30 mais procurados no país de origem, Vincenzo Pasquino. Ambos foram encontrados em um quarto de hotel, na capital paraibana, acompanhados de outro estrangeiro, que não consta na lista de procurados.
Agora preso, Rocco Morabito fica sob custódia da justiça brasileira, até que o processo de extradição para a Itália seja finalizado pelo Supremo Tribunal Federal. A Polícia Federal informou que o local onde está o detido é sigiloso.